Santa comunhão é um sacramento no cristianismo que geralmente envolve a ingestão de pão e vinho, que são o corpo e o sangue simbólicos de Jesus Cristo. As citações mais conhecidas da Bíblia que são frequentemente usadas no contexto da Santa comunhão incluem as palavras de Jesus durante a Última Ceia.
Citações da Bíblia para a Santa comunhão
Evangelho de Mateus 26:26-28 (Evangelhos Sinóticos, que incluem Mateus, Marcos e Lucas, têm registros semelhantes):
“Enquanto comiam, Jesus pegou o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida, pegou o cálice, deu graças e ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados’.”
Evangelho de Marcos 14:22-24 (semelhante a Mateus):
“Enquanto comiam, Jesus pegou o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomem; isto é o meu corpo’. Em seguida, pegou o cálice, deu graças e ofereceu aos discípulos, e todos beberam dele. E disse-lhes: ‘Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos’.”
Evangelho de Lucas 22:19-20 (semelhante a Mateus e Marcos):
“Em seguida, pegou o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, pegou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês’.”
Essas citações dos evangelhos descrevem o momento em que Jesus instituiu a Santa comunhão durante a Última Ceia com os apóstolos. Cristãos ao redor do mundo usam essas palavras para conectar o ritual da Santa comunhão às palavras de Jesus e à promessa de sua presença em seu corpo e sangue no pão e no vinho. Esse é o fundamento básico da Santa comunhão no ritual cristão.
1 Coríntios 11:23-26 (Epístola de Paulo aos Coríntios):
“Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim’. Pois, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”
João 6:53-58 (Evangelho de João, sobre as palavras de Jesus sobre o pão da vida):
“Jesus lhes disse: ‘Eu lhes asseguro: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia’.”
Por que a Santa comunhão é importante?
A Santa comunhão, também conhecida como Eucaristia, é um dos sete sacramentos no cristianismo e é de extrema importância nas tradições católica, ortodoxa, anglicana e algumas outras tradições cristãs. A importância da Santa comunhão pode ser compreendida a partir de vários aspectos-chave:
Presença de Jesus: Os cristãos acreditam que o corpo e o sangue de Jesus Cristo estão realmente presentes no pão e no vinho durante a Santa comunhão. Este sacramento permite que os fiéis estejam em comunhão especial com Cristo e o recebam em si mesmos, o que representa um encontro espiritual profundo com Jesus.
Perdão dos pecados: Em muitas tradições cristãs, participar da Santa comunhão permite o perdão dos pecados e a reconciliação com Deus. Os fiéis frequentemente se confessam antes da comunhão, e a Santa comunhão é um meio adicional de reconciliação e renovação da vida espiritual.
Unidade da comunidade de fiéis: A Santa comunhão também simboliza a unidade da comunidade de fiéis. Assim como diferentes partículas de pão se unem em uma hóstia e diferentes taças de vinho se unem em uma só taça, os fiéis se tornam um só corpo em Cristo ao participarem da Santa comunhão. Isso lembra a comunhão e o amor fraterno entre os fiéis.
Memória do sacrifício de Cristo: A Santa comunhão lembra os fiéis do sacrifício de Jesus na cruz pela redenção dos pecados do mundo. Através do ritual da Eucaristia, os cristãos renovam e lembram desse ato libertador.
Alimento espiritual: A Santa comunhão fornece alimento espiritual aos fiéis. Assim como o corpo e a alma precisam de alimento, os fiéis acreditam que sua alma precisa de alimento espiritual para crescer na fé e na proximidade de Deus.
A importância da Santa comunhão varia entre diferentes tradições cristãs, mas, como um todo, este sacramento tem um profundo significado espiritual e representa um momento central no culto cristão e na vida religiosa.
Saiba mais: Citações da Bíblia para o batismo