O Evangelho Segundo Lucas, é um livro religioso, parte do Novo Testamento. Sua abreviatura é (Lc). Foi escrito por São Lucas. Provavelmente foi o segundo a ser escrito.
Foi escrito por São Lucas, um convertido de uma família pagã grega, médico de profissão e colaborador de longa data do apóstolo Paulo, em Antioquia da Síria por volta de 75-80 d.C. O Evangelho de Lucas foi principalmente destinado às comunidades cristãs, compostas por convertidos da fé pagã (ou seja, aqueles que não pertenciam à fé judaica). Ele compôs o Evangelho de forma que seus leitores pudessem reconhecer em Jesus o Deus que visitou seu povo, expressando-lhe um amor e ternura inexprimíveis. São Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos (At), que podem ser considerados uma continuação de seu Evangelho. Seu estilo de escrita é muito polido e refinado.
Quem é o autor do Evangelho de Lucas?
A tradição afirma unanimemente que o autor do Evangelho de Lucas é Lucas. Neste sentido, testemunham Marcion, um dos primeiros hereges (falecido por volta de 160 d.C.). Do Evangelho, apenas o de Lucas entrou em seu cânon de livros bíblicos, o fragmento de Muratori (lista de livros que se considerava pertencer ao Novo Testamento), o prólogo anti-marcionista do Evangelho de Lucas (no qual também se afirma que Lucas era de Antioquia), que ele era médico, que escreveu seu evangelho na Acaia, que morreu aos 84 anos, solteiro e sem filhos (Irineu de Lyon), Tertuliano, Clemente de Alexandria e outros.
O mesmo autor escreveu também os Atos dos Apóstolos, que podem ser considerados uma continuação de seu Evangelho. De acordo com o estado atual da ciência, pode-se concluir que o autor era cristão, provavelmente de origem pagã, que tinha um bom domínio do idioma grego e também conhecia bem o Antigo Testamento.
Para quem é destinado o Evangelho de Lucas?
Lucas escreveu nos primeiros anos do nono século cristão. Ele se dirigiu principalmente aos leitores de origem pagã, alguns dos quais eram prósperos e consideravam suas missões missionárias em um ambiente hostil. As disputas internas e externas aumentaram o ambiente hostil. A questão central das comunidades lucanas era a teodiceia: Se Deus não foi fiel às suas promessas feitas ao povo escolhido permitindo que sua cidade Mundoi e o templo de Jerusalém fossem destruídos, por que os cristãos convertidos do paganismo, que acreditam neste Deus, consideram que Deus será fiel às promessas feitas a eles?
Alguns autores, começando com Hans Conzelmenna, expressam isso dizendo que o tema principal de Lucas é a “história da salvação” ou destacam o motivo da promessa e do cumprimento da promessa. Lucas compôs o Evangelho de forma que seus leitores pudessem reconhecer em Jesus o Deus que visitou seu povo e expressou a ele um amor e ternura inexprimíveis.
Quando o Evangelho de Lucas foi escrito?
Existem três opiniões representadas sobre o tempo de composição deste evangelho. De acordo com eles, foi escrito por volta do ano 63 d.C., ou por volta dos anos 75-85 d.C., ou no início do segundo século. A questão do tempo de composição deste evangelho está relacionada ao tempo de composição dos Atos dos Apóstolos, pois o evangelho deve preceder sua continuação. Para a primeira das três datas, os seguintes fatos são importantes:
No final dos Atos dos Apóstolos, São Paulo ainda está na prisão. Se Lucas soubesse algo sobre a libertação de Paulo ou sobre sua morte de mártir, provavelmente teria mencionado.
Com base nas cartas pastorais, parece que Paulo visitou novamente Éfeso mais tarde. Se Lucas escrevesse após esse evento, certamente não teria deixado sem comentar a profecia de Paulo de que os efésios seriam atacados por falsos professores após sua morte.
Na descrição do destino de São Pedro, Lucas disse que ele seria amarrado. Isso sugere que, na época da escrita, ele ainda estava vivo.
Na verdade, apenas nos anos 70 do século I. Se pode procurar os fatos acima.
Saiba mais: Evangelho do dia