O Evangelho segundo Mateus é um dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento. Este evangelho sinóptico é um relato da vida e ministério de Jesus de Nazaré. Ele detalha desde sua genealogia até seu Ministério Universal.
A tradição cristã primitiva atribui este evangelho à Mateus, um dos discípulos de Jesus.
Quem é o autor do evangelho segundo Mateus?
O Evangelho de Mateus não menciona nada sobre seu autor. A mais antiga tradição da igreja (Pápias, bispo de Hierápolis na primeira metade do século II) atribui a autoria ao apóstolo Mateus Levi. Muitos dos pais da igreja (Orígenes, Jerônimo, Epifânio de Salamina) concordam com isso, e alguns escritores tentaram encontrar evidências para atribuir ao apóstolo a forma original em aramaico ou hebraico, do qual o Mateus grego foi derivado.
Portanto, sem saber o nome exato do autor, deve-se contentar com algumas pistas encontradas no próprio Evangelho: o autor é competente em seu trabalho, é um conhecedor profundo das Escrituras e tradições judaicas, conhece e respeita os líderes religiosos de seu povo, mas os repreende severamente, compreende a habilidade de ensino de Jesus e sua maneira de instruir seus ouvintes e sempre enfatiza as consequências práticas de seu ensino.
Quando o evangelho segundo Mateus foi escrito?
Considerando que levou certo tempo para a formação e elaboração do ensino oral, alguns supõem que o Mateus aramaico foi escrito entre os anos 40 e 50. Ao mesmo tempo, foram feitas traduções para o grego.
O Mateus canônico dependia em certa medida de Marcos, e presume-se que não poderia ter sido escrito antes de 65 d.C., que é provavelmente o ano de composição do Evangelho de Marcos. Alguns especialistas católicos acreditam que Mateus foi escrito antes de 70 d.C., quando os romanos destruíram Jerusalém, mas também há excelentes especialistas católicos que acreditam que o Mateus grego foi escrito um pouco após 70 d.C.
Qual é a estrutura do Evangelho segundo Mateus?
O Evangelho segundo Mateus é composto por sete partes harmoniosas.
- Primeira: “Infância do Messias prometido: Jesus Cristo” (Mt 1-2)
- Segunda parte: “Proclamação dos princípios do reino dos céus” (Mt 3-7)
- Terceira: “Pregação do reino dos céus” (Mt 8-10)
- Quarta: “Natureza humilde e misteriosa do reino dos céus” (Mt 11-13)
- Quinta: “Começo do reino dos céus: fundação da igreja” (Mt 14-18)
- Sexta: “Preparação para a vinda do reino dos céus” (Mt 19-25)
- Sétima: “Paixão e ressurreição de Jesus” (Mt 26-28)
Qual é o conteúdo do Evangelho segundo Mateus?
O Evangelho de Mateus é como um tipo de catecismo sobre o reino, especialmente em sua estrutura. Contém cinco grandes discursos: o Sermão da Montanha (Mt 5-7), o discurso da missão, a comissão dos apóstolos (Mt 10), o discurso em parábolas (Mt 13), o discurso eclesial (Mt 18) e o escatológico (Mt 24-25).
O Evangelho segundo Mateus começa com a genealogia e nascimento de Jesus (Mt 1,1-2,4) e continua com a visita dos magos e a fuga para o Egito (Mt 2,1-15).
A segunda parte começa com a pregação de João Batista, o batismo de Jesus e a tentação de Jesus pelo Diabo no deserto. Continua com o Sermão da Montanha, a relação com a Lei Antiga, os ensinamentos sobre assassinato, adultério, juramentos, vingança, amor ao inimigo, esmola, oração, a verdadeira oração – o Pai Nosso, jejum, confiança na providência, o poder da oração, a escolha entre Deus e a riqueza, falsos profetas (Mt 3-7).
A terceira parte fala sobre a cura do leproso (Mt 8,1-4), o servo do centurião e curas na casa de Pedro (Mt 8,5-22), e sobre a tempestade no mar que Jesus acalma e a cura do paralítico (Mt 9,18). Então fala sobre a cura de dois cegos e um mudo e de um homem possuído pelo demônio (Mt 9,27-34). Então Jesus dá poder aos apóstolos para expulsar espíritos imundos e curar toda doença (Mt 10,12).
Na quarta parte, Jesus fala sobre João Batista (Mt 11,11-12), dá seu julgamento sobre seus contemporâneos, cura um homem possuído pelo demônio (Mt 12,22-37), e ensina que com a vinda de Cristo o reino de Satanás cai. Jesus continua falando sobre o propósito das parábolas (Mt 13,10-16), o grão de mostarda (Mt 13,31-32), o fermento e a rede (Mt 13,33-50).
A quinta parte trata do retorno a Nazaré, o assassinato de João Batista por Herodes e o milagre de Jesus ao alimentar cinco mil pessoas com dois peixes e cinco pães (Mt 13,53-14,21). Jesus estabelece os fundamentos de sua igreja dizendo a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,13-20). Depois disso, Jesus anuncia pela primeira vez sua morte e ressurreição.
Na sexta parte, Jesus fala sobre a indissolubilidade do casamento, a virgindade e agora pela terceira vez anuncia sua morte, fala sobre impostos, ressurreição, o maior mandamento (Mt 19,1-22,46).
Nos eventos finais, há o discurso sobre a destruição do templo, a perseguição, a vinda do Filho do Homem, a segunda vinda de Jesus, o servo vigilante, os talentos (Mt 24,1-25,44). A última parte fala sobre a conspiração contra Jesus, a traição de Judas, a preparação para a última ceia, a agonia no Getsêmani, a traição de Pedro a Jesus, o suicídio de Judas, a morte de Jesus, a ressurreição e a comissão dos apóstolos ao mundo (Mt 26,1-28,20).
Qual é a mensagem do Evangelho segundo Mateus?
Este evangelho tem dois focos: Jesus como Cristo e a vinda iminente do Reino de Deus que Jesus anuncia. Esses dois temas estão intimamente ligados no início do evangelho, onde Jesus é apresentado como o Filho real de Deus e Emanuel, Deus conosco, e no final, onde a Jesus, como o Filho do Homem, é dado todo o poder (divino) sobre o reino de Deus, no céu e na terra. O Reino de Deus é um grande objeto de esperança, oração e pregação que percorre todo este evangelho, especialmente os cinco grandes discursos, e dá uma perspectiva e objetivo escatológicos.
Ele contém a promessa final e última de Deus de salvação para a humanidade redimida, na terra e no céu, no tempo e na eternidade, social e politicamente, bem como pessoalmente, e inclui justiça, paz, alegria.
Saiba mais: Evangelho do dia