Altíssimo, todo-poderoso, Senhor bondoso,
A ti pertence o louvor, a glória, a honra e a bênção.
Apenas a ti pertence, pois nenhum homem é digno, nem mesmo mencionar o teu nome.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o irmão sol. Dele vem o dia que nos aquece com seus raios. Ele é belo e cheio de luz; imagem, Altíssimo, do teu divino esplendor.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo nosso irmão vento, pelo ar, pelas nuvens, pela clareza e por todo o teu tempo, com o qual sustentas as tuas criaturas.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã água: ela é útil, humilde, preciosa e pura.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo nosso irmão fogo, que ilumina a escuridão da noite. Ele é belo e agradável, poderoso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã e mãe terra. Ela nos alimenta e nos sustenta, trazendo-nos frutos doces, flores coloridas e plantas.
Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por amor a ti e suportam com alegria as adversidades da vida. Benditos são aqueles que suportam tudo com paz, pois tu os coroarás eternamente.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã morte corporal, da qual nenhum mortal pode escapar. Ai daqueles que morrem no pecado mortal, mas felizes são aqueles que encontras de acordo com a tua vontade.
Louvai e bendizei o meu Senhor, agradecei-lhe e servi-o com grande humildade!
Recite também esta oração apropriada: Oração de agradecimento por todas as graças no ano passado