Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
DIA 1:
Deus, rico em misericórdia, que chamaste o Santo João Paulo II, Papa, para liderar toda a tua Igreja, concede-nos, fortalecidos por seus ensinamentos, abrir nossos corações com confiança à graça salvadora de Cristo, único Redentor do homem. Que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém. Com confiança, pedimos que a coroa obtida pelo incansável testemunho e apóstolo de sua misericórdia, São João Paulo II, nos sirva também para desfrutar de sua intercessão no céu, e oramos para que nos ouça… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai Nosso….
Ave Maria….
Glória ao Pai….
DIA 2:
Mãe… neste momento crucial, ouvimos tuas palavras com especial atenção: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Queremos responder a tuas palavras com todo o coração. Queremos fazer o que teu Filho nos disser, porque Ele tem palavras de vida eterna. Queremos levar e viver tudo o que vem Dele, tudo o que está na Boa Nova, como fizeram nossos antepassados ao longo dos séculos. Sua fidelidade a Cristo e à Sua Igreja, e seu serviço heróico à Sé Apostólica, de alguma forma nos marcou a todos com uma marca indelével que carregamos. Sua fidelidade, ao longo dos séculos, gerou heroísmo cristão e uma venerável tradição de viver de acordo com as leis divinas, especialmente de acordo com o mandamento mais sagrado do Evangelho, o mandamento do amor. Recebemos este magnífico legado de suas mãos no início de uma nova era, o terceiro milênio desde o nascimento do Filho de Deus, nossa alma mater, e levamos esta herança para o futuro com a mesma fidelidade com que nossos antepassados deram testemunho… Confiemos que nosso Santo Padre João Paulo II, a quem tomamos como padroeiro da nova evangelização, interceda por nós e obtenha a graça que pedimos com corações sinceros… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 3:
Cristo Salvador, infunde nos corações dos batizados o desejo de se entregarem a Ti e consagrarem a salvação de seus irmãos. Tu, que estás verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento, derrama tuas bênçãos abundantemente sobre o teu povo. Amém. Oramos sinceramente para que São João Paulo II, incansável defensor da dignidade humana e bom pastor que procurou as almas perdidas, seja nosso mediador no céu. Que, através de sua intercessão, nos conceda a graça que buscamos… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 4:
Deus, Tu és o Criador. Tu és bom e tua misericórdia não tem limites. Todas as criaturas te agradecem. Deus, nos deste a lei interior pela qual devemos viver. Cumprir tua vontade é nossa tarefa. Seguir teus caminhos é o caminho para conhecer a paz no coração. Te mostramos respeito. Guia-nos em todos os caminhos que percorremos na Terra. Livra-nos da maldade que desvia nosso coração de tua vontade. Não permitas que nos afastemos de Ti. Ó Deus, juiz da humanidade, ajuda-nos a ser parte dos teus escolhidos nos últimos dias. Deus, autor de paz e justiça, concede-nos a verdadeira alegria, o amor autêntico e a solidariedade sustentável entre as pessoas. Concede-nos teus dons duradouros. Que o Deus da graça, do amor e da paz abençoe cada um de vocês e todos os membros de sua família. Amém. Oramos humildemente para que São João Paulo II, incansável defensor dos direitos da família, obtenha a gloriosa coroa no céu. Que, através de sua intercessão, possamos ser fortalecidos pela graça… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 5:
Amor Misericordioso, rogamos que não faltes. Amor Misericordioso, sê incansável. Que sempre sejas maior do que todo mal no homem e no mundo. Que sejas maior do que o mal que cresceu em nosso século e em nossa geração. Que sejas mais forte com a força de Cristo crucificado. “Bendito seja Seu Reino que vem”. Amém. Pedimos pelos nossos jovens, que têm dificuldades, que estão presos em desejos cegos e amores enganosos. Que São João Paulo II, que buscou os jovens e os amou profundamente, seja seu protetor, intercessor para obter esta graça… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 6:
Enfermos, idosos, deficientes e moribundos, ensinai-nos que a fraqueza é parte criativa da vida humana e que o sofrimento pode ser aceito sem perder a dignidade. Sem a presença dessas pessoas em nosso meio, seríamos tentados a ver a saúde, a força e o poder como os únicos valores na vida. Mas a sabedoria de Cristo e seu poder são vistos na fraqueza daqueles que compartilham seu sofrimento. Façamos e mantenhamos os enfermos e deficientes no centro de nossa vida. Reconheçamo-los com gratidão. Pensamos que os ajudamos, damos a eles, mas no final percebemos que são eles que nos enriqueceram. Que Deus abençoe e ajude aqueles que sofrem, e que Jesus Cristo, Salvador do mundo e curador dos enfermos, ilumine sua luz para brilhar através da fraqueza humana como uma estrela-guia para nós e para toda a humanidade. Amém. Em nome deste amor, que é capaz de assumir o sofrimento, assim como dos pecadores sem nenhuma culpa ou preconceito, e de São João Paulo II, que durante seu serviço ao povo de Deus, seja glorificado em nossas orações. Oramos por uma graça especial através de sua intercessão… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 7:
Senhor, de Ti cada família, tanto no céu como na terra, recebeu seu nome. Pai, Tu és amor e vida. Através de teu Filho Jesus Cristo, nascido de uma mulher, concebido pelo Espírito Santo, fonte da bondade divina, concede-nos que cada família na terra tenha gerações que representem o verdadeiro santuário da vida e do amor. Concede a glória que dirigirá os pensamentos e ações de maridos e esposas para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Concede aos jovens encontrar apoio para sua dignidade humana e crescimento na verdade e no amor nas famílias. Concede amor fortalecido pela glória do sacramento do matrimônio, que se confirme mais forte do que todas as fraquezas e tentações pelas quais as famílias às vezes passam. Através da intercessão da Sagrada Família de Nazaré, concede à Igreja levar frutos frutíferos na missão para o mundo através das famílias e por meio das famílias. Pedimos a Ti, que és vida, verdade e amor com o Filho e o Espírito Santo. Amém. “Jesus, confiamos em Ti”. Com esta oração, apreciada por muitos devotos da misericórdia de Deus, expressamos nossa intenção de confiar no Senhor, nosso único Salvador. Queremos ser amados, em sentimentos de nosso coração, oramos, aprendemos a ser construtores de uma nova cultura de amor. Espalha teus raios de divina misericórdia e devolve especialmente a esperança a todos aqueles que se sentem oprimidos pelo peso do pecado. Maria, Mãe da Misericórdia, concede que nossa esperança nunca falte. Acreditamos que colocaremos nossa esperança em teu Filho, nosso Redentor, que sempre vive e permanece conosco. A Ti, Santa Faustina, também pedimos que nos ajudes. E queremos olhar corajosamente para o rosto do Redentor divino com as palavras: “Jesus, confio em Ti hoje e sempre. Amém. Misericórdia de Deus, glorifica-te… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 8:
Ó Maria… Que nossos ouvidos ouçam constantemente tua voz materna com clareza cristalina: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Dá-nos força para perseverar com Cristo. Permite-nos, Mãe da Igreja, construir seu Corpo Místico vivendo a vida que nos deu desde sua plenitude, que é divina e humana. Agradecemos de coração por São João Paulo II, que se dedicou inteiramente a Maria, serviu fielmente e cumpriu sua missão apostólica até o final… Bendita és entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre, Jesus. Rogamos pela graça… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
DIA 9:
Ó Cristo Salvador, te agradecemos por teu sacrifício redentor, a única esperança humana. Ó Cristo Salvador, te agradecemos pela Eucaristia, o pão partido, que instituíste para que verdadeiramente nos encontrássemos com teus irmãos ao longo dos séculos. Cristo Salvador, põe no coração dos batizados o desejo de se entregarem a Ti e consagrarem a salvação de seus irmãos. Tu que estás verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento, derrama tuas bênçãos abundantemente sobre teu povo. Amém. “A Igreja vive da Eucaristia”. Deus, nosso Pai, que nos amou até o fim e permanece conosco na Eucaristia na presença do Corpo e do Sangue. Oramos para que, em comunidade, recebamos o presente do corpo e do sangue de Cristo, que aprofunda a comunhão com Cristo. Oramos ao nosso Senhor para que olhe com amor o nosso modesto serviço aos irmãos e irmãs, como fez e mostrou São João Paulo II. Que seja digno de nos mostrar o lugar dos santos, e através de sua intercessão, que nos conceda a resposta às nossas orações… Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas