Senhor Jesus Cristo, eu rogo pela graça do perdão. Senhor, eu me perdoo por todos os meus pecados, todos os meus erros, todas as minhas falhas, tudo o que há de ruim em mim, ou o que eu penso que é ruim. Especialmente, me perdoo pelos pecados contra o primeiro mandamento de Deus, invocar espíritos bons ou maus, ler horóscopos, participar de sessões espíritas, tocar madeira, consultar aqueles que prevêem a sorte, olhar a palma da mão, em grãos de café, perdoo o uso de objetos que eu acreditava trazerem boa sorte, como amuletos, ferraduras, trevos de quatro folhas, me perdoo por praticar a adivinhação e a leitura de cartas.
Rejeito todas essas superstições e te aceito como meu Senhor e Salvador. Enche-me com o teu Espírito Santo. Então, me perdoo por ofender meus pais, embriagar-me, consumir drogas, ter relações sexuais antes do casamento, cometer adultério no casamento, ter relações com pessoas do mesmo sexo. Tu me perdoas hoje. Me perdoo pelo aborto, roubo, mentira e engano. Me perdoo a mim mesmo.
Perdoo minha mãe por me ferir, me culpar, ficar com raiva de mim, me castigar, amar mais meus irmãos e irmãs, me dizer que não sabia de nada, que eu parecia feio, burro, que eu era a pior criança, que custava muito dinheiro, que era uma criança indesejada, um acidente, um erro, ou algo que ela não esperava.
Perdoo meu pai pela falta de apoio, falta de amor, falta de ternura, falta de atenção, falta de tempo, falta de compreensão, perdoo seu consumo de álcool, brigar com mamãe ou com as crianças, perdoo por me punir, se afastar de nós, sair de casa e se separar de minha mãe, e estar com outras mulheres. Eu o perdoo hoje!
Perdoo meus irmãos e irmãs que me rejeitaram, mentiram para mim, me odiaram, competiram comigo pelo amor dos pais, me bateram, foram cruéis comigo ou me causaram problemas. Senhor! Perdoo meu cônjuge pela falta de amor, falta de ternura e sensibilidade, falta de afeto, compreensão, falta de tempo, apoio, perdoo todos os erros, falhas, fraquezas, palavras que me incomodaram ou machucaram. Senhor, perdoo meus filhos pela falta de respeito, desobediência, falta de amor, falta de apoio, falta de compreensão, maus hábitos ou por abandonar a igreja.
Senhor, perdoo minha família extendida e seus filhos por tudo o que fizeram contra o amor, por se apropriarem de meus pais, causarem confusão e distúrbios, dividirem meus pais. Senhor, perdoo os pais de meu cônjuge, especialmente minha sogra (ou meu sogro), seus netos e netas.
Senhor, perdoo os trabalhadores que trabalharam ou trabalham comigo, que não concordam comigo, que amarguram minha vida, que impõem seu trabalho sobre mim, que não colaboram comigo, que pegam meu trabalho. Também devo perdoar meus vizinhos, Senhor, pelo barulho que fazem, pelas festas até tarde da noite, pelos latidos de seus cães que não me deixam dormir, por correr pelo bairro.
Perdoo todos os padres, freiras, minha paróquia, minha comunidade de oração, os líderes da comunidade de oração, meu pároco, o bispo, o papa, a Igreja Católica, por sua falta de apoio, eu perdoo a estreiteza de visão, os maus sermões, falta de amizade, por não me fortalecerem como deveriam, por não me inspirarem devoção, eu os perdoo por cada ofensa, eu os perdoo hoje.
Perdoo todos aqueles que me feriram de alguma forma: médicos, advogados e juízes, políticos e funcionários públicos. Também perdoo outros funcionários: policiais e motoristas de ônibus, pessoal hospitalar e especialmente aqueles que me cobraram mais por seus serviços. Perdoo meu empregador por me privar, por não valorizar meu trabalho, por ser descortês, irracional, zangado e hostil.
Perdoo todos os professores, instrutores e professores que me humilharam, me insultaram, me deixaram de castigo depois da escola. Perdoo meus amigos que me desencorajaram, perderam contato comigo quando eu precisava deles, que emprestaram dinheiro e nunca o devolveram, que me difamaram.
Perdoo todos os responsáveis por estruturas sociais e políticas injustas que afetaram a mim ou aos meus entes queridos, espiritual, mental, física ou materialmente apenas porque não pensávamos como os que estão no poder. Eu os perdoo pelo roubo de propriedade social, enriquecimento às custas dos pobres. Eu os perdoo pela vigilância aos crentes, interrogatórios, detenções, proibição da fé, abuso.
Perdoo os perpetradores e organizadores de crimes durante a guerra, que nos tiraram bens materiais, honra, dignidade humana, nos expulsaram, nos maltrataram, nos atingiram, tiraram a vida de alguns, violentaram outros, desfiguraram alguns, e levaram outros para que hoje não saibamos se estão vivos ou não.
Senhor, especialmente imploro pela graça do perdão à pessoa em minha vida que mais me feriu e a quem acredito que nunca perdoarei, a quem é mais difícil para mim perdoar, Tu me chamas para perdoar essa pessoa em particular.
Senhor, rogo que me perdoes por todas as ofensas que infligi a essas pessoas, especialmente a minha mãe, pai e cônjuge. Agradeço-Te, Senhor, por todo o Teu amor que chegou até mim através deles. Amém.
Encontre a lista completa de orações adequadas aqui: Orações ocasionais