Esta Coroa é rezada no Rosário de Nossa Senhora.
Na cruz, rezamos: Credo.
Nos primeiros três, acrescentamos:
• que aumente nossa fé,
• que fortaleça nossa esperança.
• que aperfeiçoe nosso amor.
Primeira dezena (e assim por diante)
Pai Nosso
Rezamos: Ave, José justo, / esposo da santa Virgem Maria, / pai virginal de Jesus Cristo, …
Respondemos: São José, rogai por nós / para que vivamos santamente seguindo o teu exemplo / e alcancemos a bem-aventurança eterna no céu. Amém./
Após as palavras “pai virginal de Jesus Cristo”, acrescentamos:
• A quem amaste fervorosamente.
• Que te ouviu e amou.
• Por quem trabalhaste diligentemente.
• Que te ajudou em teu trabalho.
Em vez de “ó meu Jesus, perdoai-nos”, rezamos:
Ó bondoso, manso, paciente e humilde São José, acolhe-nos a todos como teus filhos e sê sempre um bom e fiel pai para nós. Amém.
No final do Rosário: Ó Deus Pai, tua Palavra eterna dignou-se revestir-se da frágil natureza humana no silêncio da casa de Nazaré, onde São José era o chefe; por sua intercessão, acalma em nós o tumulto das paixões e dos desejos desordenados, para que, com nossas palavras, honremos somente a Ti, que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.
São José, tu tinhas um grande amor pelo silêncio, agora eu te suplico que me ajudes a ter silêncio quando necessário, para que eu não erre em minhas palavras, para que cada palavra que eu pronuncie seja para a glória de Deus e para a minha salvação, paz em meu coração e em minha alma, ajuda aos outros e o silêncio seja uma grande alegria que traz grandes frutos e conduz à perfeição. Amém.
Em seguida, rezamos as Ladainhas de São José
Oremos: Ó Deus, que com tua inefável providência dignaste-te escolher o bem-aventurado José como esposo da tua santíssima Mãe, concede-nos, te pedimos, que aquele a quem honramos como protetor na terra, mereçamos tê-lo como intercessor no céu. Que vives e reinas para sempre. Amém.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ
São José, tu, zeloso e feliz protetor do Santíssimo Menino, que foste seu pai virginal e legal, sê também meu pai espiritual. Eu me consagro a ti e me coloco sob a tua proteção. A partir de agora, considero-te meu pai e protetor, e tu me consideras teu filho e me fazes sentir o efeito do teu poder e amor. Por isso, implora para mim a graça da conversão e da perseverança no bem. Faz-me participante das tuas virtudes. Conserva em mim uma relação sincera e duradoura com Deus, paz de espírito, profunda humildade de coração, perfeita conformidade com a vontade de Deus. Obtém-me paciência nas dificuldades, firme confiança na Providência Divina e, acima de tudo, um amor ardente pelas pessoas mais sagradas de Jesus e Maria, sua Imaculada Mãe. Ó bondoso, manso, paciente, humilde e santo José, acolhe-nos a todos como teus filhos e sê sempre um bom e fiel pai para nós. Amém.
Para maior eficácia, reze também: Novena a São José