A Novena à Virgem Desatadora de Nós é uma devoção favorita do Papa Francisco. Durante seu tempo como arcebispo de Buenos Aires, ele ficou impressionado com a imagem da Virgem Maria “desatando nós no laço da vida matrimonial” durante sua estadia na Alemanha e o evento relacionado a ela. Desde então, ele começou a espalhar essa devoção de várias maneiras.
O impulso especial para a disseminação dessa devoção em todo o mundo ocorreu após sua eleição como Papa, quando, em uma catequese em 12 de outubro de 2013 na Praça de São Pedro em Roma, ele falou sobre a Virgem Maria como aquela que desata os nós dolorosos de nossas vidas. Ao chamar a atenção para uma devoção à Mãe de Deus que desata nós, relativamente menos conhecida em círculos mais amplos até aquele momento, ele enfatizou: “Todos nós temos alguns nós e todos podemos dizer em nosso coração: ‘Pai, meus nós são insolúveis!’ É um erro falar assim. Todos os nós de nosso coração e cada nó de nossa consciência podem ser desatados.
Peço a Maria que me ajude a confiar na misericórdia de Deus, a desatar meus nós, a mudar?
Como rezar:
- Fazer o sinal da cruz
- Rezar o ato de contrição (Me arrependo de todo coração por te haver ofendido…)
- Invocar o Espírito Santo (Vem, Espírito Santo, Criador…)
- Creio
- Rezar as primeiras 3 dezenas do terço
- Ler a meditação para esse dia da novena
- Rezar as últimas 2 dezenas do terço
- Oração a “Maria que desata os nós”
- Ladainha
- Ladainhas bíblicas da Virgem Maria
Oração “Maria que desata os nós” (reza-se todos os dias da novena, após o terço e antes das ladainhas) Virgem Maria, Mãe do amor belo, Mãe que nunca abandona nenhum filho que busca ajuda, Mãe cujas mãos trabalham constantemente por teus amados filhos, porque estão cheias de amor divino e misericórdia infinita que flui de teu coração, dirige teu olhar cheio de compaixão para mim.
Vê os nós que sufocam minha vida. Conheces minha aflição e tristeza. Sabes o quanto esses nós me paralisam. Maria, Mãe a quem Deus confiou a tarefa de desatar os nós na vida de seus filhos, coloco minha vida em tuas mãos. Ninguém, nem mesmo o Maligno, pode tirar tua ajuda misericordiosa. Em tuas mãos não há nenhum “nó” que não possas desatar. Mãe, onipotente, pela tua graça e pelo poder de tua intercessão diante de teu filho Jesus, meu Redentor, recebe hoje este “nó”… (nomeá-lo, se possível).
Para a glória de Deus, peço que o desates para sempre. Confio em ti! És a única Consoladora que Deus me deu, és a Força de minhas fracas forças, a riqueza de minha pobreza, a libertação de tudo o que me impede de ser um com Cristo. Aceita meu chamado. Cuida de mim, guia-me, protege-me. És meu refúgio seguro! “Maria que desata os nós”, reza por mim!
- dia
Querida Mãe, Santíssima Maria, que desatas os nós que sufocam teus filhos, estende tuas mãos misericordiosas para mim. Hoje te entrego este nó… (nomeá-lo, se possível) e todas as consequências negativas que causou em minha vida. Ofereço-te este nó que me atormenta, que me entristece e me impede de unir-me a ti e a teu Filho Jesus, meu Salvador. Recorro a ti, “Maria que desata os nós”, porque confio em ti e sei que nunca desprezarás o pecador que te pede ajuda. Creio que podes desatar este nó porque Jesus te deu todo o poder. Confio em ti para desatar este nó porque és minha Mãe. Sei que o farás porque me amas com o mesmo amor que a Deus. Obrigado, minha querida Mãe! “Maria que desata os nós”, reza por mim! Aquele que busca graça, encontra-a nas mãos de Maria.
- dia
Maria, amada Mãe, fonte de todas as graças, meu coração volta-se para ti. Reconheço que sou pecador/a e que preciso de tua ajuda. Devido ao meu egoísmo, raiva, falta de generosidade e humildade, muitas vezes negligenciei as graças que recebi de ti. Hoje volto-me para ti, “Maria que desata os nós”, para que intercedas por mim diante de teu filho Jesus pela pureza de coração, humildade e confiança. Viverei cada dia praticando essas virtudes. Dar-to-ei como prova de meu amor por ti. Coloco em tuas mãos este nó… (nomeá-lo, se possível) que me impede de manifestar a glória de Deus em mim. “Maria que desata os nós”, reza por mim! Com Maria, oferece cada momento do dia a Deus.
- dia
Maria, mediadora de todas as graças, Rainha do céu, cujas mãos recebem e distribuem todos os tesouros do Rei, dirige teus olhos misericordiosos para mim. Coloco em tuas mãos santas este nó da minha vida… cada ódio, cada rancor que o causou. Pai celestial, peço perdão por todos os meus pecados. Ajuda-me a perdoar todas as pessoas que consciente ou inconscientemente causaram este “nó”. Diante de ti, amada Mãe, e em nome de teu filho Jesus, meu Salvador, que foi tão insultado e soube perdoar, agora perdoo todas as pessoas… e também me perdoo a mim mesmo/a, para sempre. Obrigado, “Maria que desata os nós”, por desatar em meu coração o “nó” do ódio (rancor) e o “nó” que agora te apresento. Amém. “Maria que desata os nós”, reza por mim! Aquele que busca graça, que se volte para Maria.
- dia
Querida Mãe, que recebes todos os que te buscam, tem piedade de mim. Coloco em tuas mãos este “nó”… ele me impede de estar em paz, paralisa minha alma, impede-me de me aproximar do meu Senhor e de colocar minha vida a Seu serviço. Desata este “nó” em minha vida, minha Mãe. Rogo a Jesus pela cura de minha fé paralisada, que derrube obstáculos no caminho. Caminha comigo, querida Mãe, para que eu perceba que esses obstáculos são na verdade amigos, que eu pare de murchar, que aprenda a agradecer a cada momento e a alegrar-me, confiando tudo ao teu poder. “Maria que desata os nós”, reza por mim! Maria é o Sol do qual todo o mundo recebe calor
- dia
“Maria que desata os nós”, generosa e cheia de compaixão, volto-me para ti para entregar-te mais uma vez este “nó”… Por favor, concede-me a sabedoria divina para que, à luz do Espírito Santo, possa resolver todas essas dificuldades. Ninguém te viu zangada; pelo contrário, tuas palavras sempre estiveram cheias de bondade. Livra-me da tristeza, raiva e ódio que este “nó” criou em mim. Querida Mãe, dá-me tua gentileza e sabedoria para refletir sobre tudo no silêncio do meu coração. Como fizeste em Pentecostes, intercede diante de Jesus por mim, para que eu possa receber um novo derramamento do Espírito Santo em minha vida. Espírito Santo, desce sobre mim!
- dia
Rainha da misericórdia, entrego-te este “nó” da minha vida… e peço-te que me dês um coração paciente enquanto desatas este “nó”. Ensina-me a ouvir a Palavra de Deus, a confessar-me, a comungar, finalmente, fica comigo. Prepara meu coração para que, com os anjos, eu possa glorificar a graça que me concederás. “Maria, que desata os nós”, reza por mim! Maria é a mãe da esperança, uma mulher que ouve, sempre presente.
- dia
Puríssima Mãe, hoje volto-me para ti: por favor, desata este “nó” em minha vida… e livra-me da influência do Mal. Deus te deu grande poder sobre todos os demônios. Hoje renuncio aos demônios e a todas as conexões que tive com eles. Declaro que Jesus é meu único Salvador, meu único Senhor. “Maria que desata os nós”, esmaga a cabeça do Maligno. Destrói as armadilhas que produziram estes “nós” em minha vida. Obrigado, querida Mãe. Senhor, livra-me com teu Precioso Sangue! “Maria que desata os nós”, reza por mim! Tu és a glória de Jerusalém, a honra de nossa raça!
- dia
Maria, Mãe de Deus, Virgem Santíssima, rica em misericórdia, tem piedade de teu filho/a e desata este “nó” da minha vida… Visita-me, como visitaste a Isabel. Traze Jesus, que me trará o Espírito Santo. Ensina-me a praticar virtudes: coragem, humildade, fé e, como Isabel, receber o Espírito Santo. Quero que sejas minha Mãe, minha Rainha e minha amiga. Dou-te meu coração e tudo o que me pertence: minha casa, minha família, meus bens externos e internos. Pertenço-te para sempre. Põe em mim teu coração para que eu possa fazer tudo o que Jesus me disser para fazer. “Maria, que desata os nós”, reza por mim! Vamos então, cheios de confiança, ao Trono da Graça.
- dia
Santíssima Mãe, nossa Advogada, tu que desatas os “nós”, venho hoje agradecer-te por teres querido desatar este “nó”… em minha vida. Conheces a dor que me causou. Obrigado, minha Mãe, por enxugares minhas lágrimas com tua misericórdia. Obrigado por receber-me em tuas mãos e permitir-me receber outra graça de Deus. “Maria que desata os nós”, minha querida Mãe, agradeço-te por teres desatado os nós em minha vida. Envolve-me com teu manto de amor, cuida de mim sob tua proteção, enche-me com tua paz. “Maria, que desata os nós”, reza por mim! Maria é a mãe da esperança, uma mulher que ouve, sempre presente.
Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas