Novenas, Orações

Novena em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus

Novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Esta novenário pode ser rezada individualmente ou em conjunto com outros durante nove dias. Todos os dias da novena reserve um tempo para ficar em silêncio e fazer uma breve meditação destinada para aquele dia. Leia atentamente o trecho da Sagrada Escritura uma ou várias vezes.

O tema da novena é o amor de Cristo por nós.

Oração da Novena

Senhor Jesus, as necessidades das pessoas abriram o Teu coração para cada um de nós. Tu cuidas de nós quando estamos perdidos, compartilhas da nossa solidão e nos confortas em nossa dor; Tu és mais próximo de nós quando estamos mais fracos. Tu nos amas mais do que amamos a nós mesmos, perdoas mais do que podemos nos perdoar, e nos convidas a proclamar o Teu amor da melhor maneira possível. Senhor Jesus, o Teu coração é tocado e cheio de compaixão quando sofremos, quando precisamos da Tua ajuda e quando oramos uns pelos outros. Peço-te, ouve a minha oração durante esta novena e concede o que peço (aqui, em silêncio, expressa as tuas intenções). Se o que peço não for bom para mim e para os outros, dá-me o que Tu achas que é melhor, para que eu possa construir o Teu reino de amor no nosso mundo. Amém.

“O amor de Cristo por nós”

Primeiro dia

Primeiro dia: O primeiro mandamento da Escritura Sagrada: (Mc 12,28–31) Aproximou-se então um dos escribas, que os tinha ouvido disputar, e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Reflexão: Ninguém pode amar a Deus sem amar os irmãos e irmãs. Mais tarde, Jesus dirá aos Seus discípulos, sem mencionar a Deus: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Amar aqueles ao nosso redor significa amar também a Deus. Onde há amor, há Deus (1 Jo).

Oração: Jesus, ajuda-me a compreender que posso verdadeiramente dizer que Te amo quando estou verdadeiramente focado no bem do outro na minha vida.

Coroa de Ouro ao Sagrado Coração de Jesus e as ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus.

Segundo dia

Segundo dia: Receber vem do dar da Escritura Sagrada: (Lc 6,35-37) Amai, porém, os vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, nunca desanimando; e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.

Reflexão: Amar os inimigos não significa fingir que são nossos melhores amigos. Jesus exige de mim o desejo de bem para cada pessoa. No empenho pelo bem dos outros, podemos experimentar a cura.

Oração: Jesus, enquanto os algozes pregavam cravos em Tuas mãos, clamaste: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!” Ajuda-me a perceber que aqueles que odeiam e ofendem não estão cientes de quanto realmente se odeiam e se ofendem.

Coroa de Ouro ao Sagrado Coração de Jesus e as ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus.

Terceiro dia

Terceiro dia: Dar sem olhar a quantidade da Escritura Sagrada: (Mc 12,42-43) E veio uma pobre viúva, e deitou duas pequenas moedas, que valiam meio ceitil. E chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro.

Reflexão: O que a pobre e piedosa mulher colocou no cofre do templo era apenas uma migalha em comparação com o que os ricos estavam contribuindo. A diferença era que ela deu tudo o que tinha. Ela simboliza Jesus, que, por amor a cada um de nós, deu tudo. Quão generoso sou eu?

Oração: Jesus, muitas vezes quero mostrar o quanto te amo com tudo o que possuo, mas muitas vezes sou tentado a guardar para mim, por precaução. Ensina-me, Senhor, a ser generoso, a dar sem procurar recompensa, a amar sem me importar com as feridas. Que a minha única preocupação seja seguir-te, caminhar nos Teus passos.

Coroa de Ouro ao Sagrado Coração de Jesus e as ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus.

Quarto dia

Quarto dia: Em total comunhão com Jesus da Escritura Sagrada: (Jo 6,54-55) Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.

Reflexão: Ir à comunhão não é apenas uma experiência passiva em que Jesus vem a mim. “Comer” e “beber” expressam um desejo totalmente ativo da nossa parte, como corpo de Cristo, de nos identificarmos completamente com Jesus, nossa Cabeça, de sermos um com o Seu ensinamento e moldarmos a nossa vida à Sua imagem, no nosso sacrifício e serviço aos outros.

Oração: Jesus, peço que a recepção do Teu Corpo e Sangue seja um sinal verdadeiro do meu desejo de ser uma testemunha visível da mensagem do Evangelho em todas as minhas palavras e ações.

Coroa de Ouro ao Sagrado Coração de Jesus e as ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus.

Quinto dia

Quinto dia: Qualidades de um discípulo da Escritura Sagrada: (Mt 5,5-7.9) Bem-aventurados os mansos… Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça… Bem-aventurados os misericordiosos… Bem-aventurados os pacificadores…

Reflexão: Diz-se que as bem-aventuranças são um retrato próprio de Jesus. É claro também que são o retrato do verdadeiro seguidor de Jesus. Que maravilhoso é ser conhecido pela mansidão e bondade, pelo esforço pela justiça, pela nossa profunda compaixão pelos necessitados, pela nossa habilidade em remover os obstáculos que tanto prejudicam o mundo.

Oração: Ó Jesus, manso e humilde de coração, enche o meu coração com um desejo profundo de contemplar as Tuas qualidades na minha vida. Dá-me força com gentileza, tolerância com um senso de justiça, firmeza com um senso de fraqueza, uma visão clara dos meus objetivos que ainda me mantém unido a outros que pensam de forma diferente.

Coroa de Ouro ao Sagrado Coração de Jesus e as ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus.

Sexto dia

Sexto dia: A Luz do Mundo Escritura Sagrada: (João 8,12; Mateus 5,13-14) Então Jesus lhes disse: “Eu sou a luz do mundo…” Jesus lhes disse: “Vós sois a luz do mundo… Vós sois o sal da terra…”

Reflexão: Comprados para a comunidade e dotados de dons especiais, os cristãos são um sinal visível da presença do Cristo ressuscitado em qualquer lugar do mundo. Somos o corpo de Cristo no qual Ele está presente. E nós devemos ser como Ele: a Luz do Mundo.

Oração: Senhor, eu vivo em um mundo onde há muitas trevas e falta de compreensão. Cada um de nós contribui para essa escuridão. Enche-me, Jesus, com a tua luz e ensina-me como brilhar na escuridão que me rodeia.

Coração de Jesus, tem piedade de mim!

Sétimo dia

Sétimo dia: Encontrar Deus naqueles que nos cercam Escritura Sagrada: (1 João 4,20) Se alguém disser: “Eu amo a Deus” e odiar seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Reflexão: O Apóstolo Tiago nos diz que é inútil desejar o bem aos irmãos e irmãs e não fazer nada quando estão necessitados. Além de tudo pelo que rezamos como comunidade, como corpo de Cristo no mundo, aceitamos a responsabilidade por tudo o que acontece, contribuindo para a melhor solução.

Oração: Ensina-me, Senhor, que todo o meu amor por Ti só tem valor se for expresso da mesma maneira que o teu amor pelo Pai: trazendo compaixão, cura e paz a todos ao meu redor.

Coração de Jesus, tem piedade de mim!

Oitavo dia

Oitavo dia: Oferta sincera Escritura Sagrada: (Mateus 5,23-24) Com que frequência nos vemos como “bons” católicos só porque vamos à missa e comungamos, etc. No entanto, tudo isso não tem valor se no meu dia a dia o amor a Deus não é expresso na forma de harmonia com aqueles ao meu redor e disposição para perdoar e reconciliar. Que haja paz na terra e que comece comigo.

Reflexão: Jesus, muitas vezes sinto paz quando te recebo na comunhão ou quando rezo diante do sacrário; ajuda-me a entender que o verdadeiro teste do meu amor é a disposição de, no amor, alcançar as pessoas que são minha maior tentação na vida cotidiana.

Oração: Jesus, ajuda-me a perceber que posso verdadeiramente dizer que te amo quando minha vida está verdadeiramente focada no bem do outro.

Coração de Jesus, tem piedade de mim!

Nono dia

Nono dia: Mensagem para os marginalizados Escritura Sagrada: (Lucas 15,1-2) Todos os cobradores de impostos e pecadores se reuniram para ouvir Jesus. Então os fariseus e os escribas murmuravam: “Este recebe pecadores e come com eles.”

Reflexão: Muitas pessoas “santas” ficaram chocadas porque Jesus se associava com os desprezados e os excluídos da sociedade. Jesus se associava a eles porque eram os mais necessitados de ouvir a mensagem do amor e da bondade de Deus. Pergunte-se: quem em nossa sociedade precisa ouvir primeiro a mensagem de Jesus? E como posso ser um mensageiro dessa mensagem?

Oração: Querido Jesus, eu me alegro pelos dons que recebi da bondade do teu coração. Enche-me com a mesma generosidade em relação aos meus irmãos e irmãs com quem compartilhaste a vida, trazendo-lhes cura e mostrando-lhes que são amados incondicionalmente.

Coração de Jesus, tem piedade de mim!

DEDICAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“Entre os atos de devoção ao Sagrado Coração de Jesus, destaca-se especialmente o ato de nos oferecermos através do Coração Divino de Jesus, tudo o que somos e possuímos, oferecendo tudo ao amor eterno de Deus, do qual tudo recebemos” (Papa Pio XI).

Coração de Jesus, fonte de todo bem,

Eu me inclino diante de Ti, acredito em Ti, confio em Ti.

Eu te amo e me arrependo de todos os meus pecados.

Ofereço-te este meu pobre coração,

fazendo-o humilde, paciente, puro

e que ele sempre corresponda aos teus desejos.

Ó bom Jesus, que eu viva em Ti e Tu em mim.

Protege-me nos perigos,

consola-me nas aflições e tristezas.

Concede-me saúde da alma e do corpo,

abençoa todo o meu trabalho

e concede-me a Graça de uma boa morte. Amém.

Reze também esta novena: Novena em homenagem ao sangue de Cristo

Posts Relacionados