Novenas, Orações

Novena a Nossa Senhora dos Anjos

Novena a Nossa Senhora dos Anjos
  1. Em agosto, celebra-se a festa da Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como Porciúncula, e neste dia, segundo o ensinamento da Igreja, os fiéis podem obter indulgência plenária. A novena começa no dia 24 de julho.

PRIMEIRO DIA

Reflexões sobre os anjos

Os anjos estão acima dos seres humanos. Suas capacidades intelectuais estão muito além das dos humanos. A diferença também está no fato de que o ser humano é composto de espírito e matéria, enquanto os anjos são espíritos puros, seres racionais e livres que não têm corpos. Além do mundo em que vivemos, Deus criou também o mundo que não vemos. São incontáveis espíritos que chamamos de Anjos.

A palavra Anjo significa mensageiro, enviado. O serviço dos anjos é comunicar a vontade de Deus aos humanos.

Ave, Rainha dos Céus

Ave, Senhora dos Anjos

O Anjo do Senhor anunciou a Maria…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, o teu nome é Santo, foste concebida sem pecado,

Rainha dos anjos, belo é o teu nome, brilha mais do que a estrela da manhã,

Senhora dos Anjos, poderoso é o teu nome, todos os inimigos fogem,

Ao invocarmos o teu nome, ó Maria, Rainha dos Anjos!

Oração

Rainha do coro celeste dos Serafins, envia-me os teus Anjos Santos, para me inspirarem, protegerem e defenderem, para que a cada dia eu te honre mais e mais e faça a vontade do Pai Celestial com alegria.

Rainha dos Anjos, tu estás junto ao Trono de Deus na sua glória, na tua felicidade aumentada, e os anjos alegram-se ao ver-te. Peço-te que te lembres de mim, e me consigas a Graça pela qual te suplico nesta novena (expressa a necessidade e intenção). Envia-me os teus Anjos Santos, que velarão sobre a minha alma, para que eu não caia em pecado mortal e, assim, não perca a alegria e a felicidade eterna. Amém.

Ó, Virgem Maria Bendita, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas orações diante do teu rosto e diante de todo o céu dos anjos, pedimos-te, escuta-nos!

Agora reza o rosário e as ladainhas à Rainha dos Anjos

SEGUNDO DIA

Reflexões sobre os anjos

No livro do profeta Daniel, menciona-se o Arcanjo Miguel, o grande Príncipe que protege os filhos do povo de Deus. No Livro do Apocalipse, é mencionado que Miguel teve que liderar a batalha no céu junto com outros anjos, contra o Dragão. Também está escrito que o Dragão e seus anjos não puderam prevalecer na batalha. “E não se encontrou mais lugar para eles no céu.” (Ap. 12, 8). A São Miguel, cujo nome significa AQUELE QUE É COMO DEUS, pedimos que nos proteja da maldade e das armadilhas diabólicas. São Miguel Arcanjo é o protetor contra o Mal. Quando buscamos sua intercessão e confiamos na Palavra de Deus, então em nossos corações não há mais espaço para as forças do mal. O Dragão e seus “anjos” fogem dos corações onde Jesus é Rei. Onde Deus é celebrado, o Dragão e seus servos não podem permanecer. Celebrar a Deus é a melhor maneira de afastar as forças do Mal. O louvor a Deus é algo que ele simplesmente não pode suportar e do qual foge.

Ave, Rainha dos Céus!

Ave, Senhora dos Anjos!

O Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, o teu nome é Santo…

ORAÇÃO

Rainha do coro celeste dos Querubins, cuja glória e maravilhas crescem a cada dia mais e mais, peço-te a Graça de nunca te ofender como Rainha dos Anjos, mas sim amar-te com amor infantil e venerar-te, e invocar com fé a tua ajuda, acreditando na verdade dos Anjos, na sua existência e pelo teu intermédio testemunhar corajosamente o seu auxílio e a tua proteção maternal. Amém.

Ó, Virgem Maria Bendita, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas orações diante do teu rosto e diante de todo o céu dos anjos, pedimos-te, escuta-nos!

TERCEIRO DIA

Reflexões sobre os anjos

Outro Anjo, chamado Gabriel, é o mensageiro da Boa Nova. Ele anuncia a Zacarias que não apenas sua oração foi ouvida, mas que seu filho será o precursor de Cristo. Ele irá adiante deles com o espírito e o poder de Elias… Gabriel também anuncia a Maria uma Boa Nova ainda mais alegre. Esta é certamente a mais alegre notícia que o Céu já anunciou ao homem. Deus se tornará homem! E justamente Ela, a humilde Virgem Maria, será a mãe do Filho de Deus. Gabriel, cujo nome significa FORÇA DE DEUS, é um dos três Arcanjos, junto com Rafael e o já mencionado Miguel. Celebramos a festa deles em 29 de setembro.

Ave, Rainha dos Céus!

Ave, Senhora dos Anjos!

O Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, o teu nome é Santo…

ORAÇÃO

Rainha do Santo Trono, louvada pelos coros angelicais, abre os meus olhos espirituais para elevar o meu coração ao mundo invisível e perceber a sua magnificência. Liberta-me da escravidão a Satanás e, pelo teu intermédio Santo, obtém-me a Graça da oração fervorosa, do amor grande, sincero e fiel a Deus, a Ti e aos Santos Anjos. Amém.

Ó, Virgem Maria Bendita, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas orações diante do teu rosto e diante de todo o céu dos anjos, pedimos-te, escuta-nos!

QUARTO DIA

Reflexões sobre os anjos

O Santo Arcanjo Rafael é lindamente descrito no livro de Tobias. O Santo Escritor o descreve como um companheiro de viagem. Rafael foi enviado para curar Tobias, devolver-lhe a visão e prender o espírito maligno que atormentava Sara e matara sete maridos dela. Isso claramente indica que temos Anjos Guardiões. Eles cuidam de nós e nos protegem em nossa “jornada pela vida”. Rafael, o companheiro de Tobias, é uma pessoa em quem se pode confiar, ele é realmente um bom guardião. Ele anuncia uma bela verdade quando se revela a Tobias e seu filho Tobias. Rafael diz que é glorioso descobrir as obras de Deus, louvar e abençoar a Deus. Ele dá um conselho: “Pratiquem o bem, e o mal não os alcançará… É melhor fazer esmola do que acumular ouro em montes. A esmola livra da morte, ela purifica de todo pecado…” (Tob. 12, 7-9). Estas palavras falam a todos nós através de Rafael. A todas as pessoas, de todos os tempos e lugares. O Anjo ainda diz a Tobias que esteve com ele quando estava aflito, quando enterrava os mortos com misericórdia. Diz-lhe que ele levava suas orações ao Santo. Nas situações mais difíceis, como quando enterramos os mortos, sentimos solidão ou enfrentamos muitos problemas que não podemos resolver sozinhos, frequentemente pensamos que não há ninguém ao nosso lado para nos confortar ou pelo menos ouvir e entender. Não é assim. Deus sempre nos envia alguém para nos ajudar se pedirmos por isso. Então ele nos “envia” um Anjo como Rafael, ou um “anjo em forma humana”. O nome Rafael significa DEUS CURA.

Ave, Rainha dos Céus!

Ave, Senhora dos Anjos!

O Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, o teu nome é Santo…

ORAÇÃO

Rainha do coro celeste do Domínio, tu entendes todo o mal, até o mais terrível, quando pega um pecador, e ele começa a cair precipitadamente na perdição e na ruína, surdez e grande abismo. Peço-te, Rainha dos Anjos, que envies hostes de anjos para procurar os desviados, para salvar os perdidos. Não permitas que bebam a água suja do pecado e nela se afundem. Tu és a Senhora e Rainha dos Anjos, traze-os de volta ao seu Pastor e dá-lhes a Graça de retornar ao seu Pai Celestial. Amém.

Ó, Virgem Maria Bendita, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas orações diante do teu rosto e diante de todo o céu dos anjos, pedimos-te, escuta-nos!

QUINTO DIA

Reflexões sobre os anjos

Muitos cristãos não acreditam nos anjos e não os invocam para proteção. Na Bíblia, os anjos são mencionados em muitos lugares. Basta mencionar alguns deles. Um belo relato é encontrado na Ressurreição de Cristo, no Evangelho de São Mateus: “Um anjo do Senhor desceu do céu, aproximou-se, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas roupas eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.” (Mt 28, 2-4). O anjo fala às mulheres sobre a ressurreição de Jesus. Os anjos nos protegem do mal. Podemos confiar neles, eles são nossos consoladores. Uma vez que Deus os envia, eles nunca nos decepcionarão! Eles não estão limitados pelo espaço e pelo tempo, pois são seres espirituais.

Ave, Rainha do céu!

Ave, Senhora dos anjos!

Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, santificado seja o teu nome…

ORAÇÃO

Rainha do Coro Celestial das Virtudes, apressa-te em socorrer a numerosa multidão de órfãos, viúvas e abandonados, cujos corações ainda choram sobre os túmulos de seus entes queridos. Ordena aos teus Anjos que esperam pelo teu comando que os consolem, tragam alegria e fé. Tu és a Grande Auxiliadora na maior e mais amarga dor, Rainha dos Anjos, cura-os e restaura-os, pois és ajuda e consolo para aqueles que sofrem amargamente. Tu tens o poder de esmagar a cabeça do inimigo, destruir todo ninho de veneno, hostilidade e maldade que aumentam ainda mais o amargor e a dor. Amém.

Ó, Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas preces diante do teu rosto e diante de todo o céu dos Anjos, pedimos que nos ouças!

Sexto Dia

Reflexões sobre os anjos

As Sagradas Escrituras falam sobre os anjos em muitos lugares. Quando no Antigo Testamento Abraão estava prestes a sacrificar seu filho Isaac e já havia levantado a faca para matá-lo, o Anjo do Senhor do céu apareceu a ele e disse: “Abraão, não toques no menino e não lhe faças mal algum. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho”. Assim, poderíamos mencionar muitos outros lugares na Sagrada Escritura. Os anjos foram criados antes dos seres humanos. Isso decorre das Sagradas Escrituras que dizem: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”, ou seja, Deus criou os anjos primeiro e o lugar de sua habitação, e depois a terra e seus habitantes – os seres humanos. As Sagradas Escrituras também falam sobre legiões e exércitos de anjos. Isso significa que há muitos, incontáveis anjos. Diferentes nomes de anjos se manifestam na Revelação, mostrando que os anjos se diferenciam entre si por suas perfeições. Com base nas Sagradas Escrituras, contamos nove atos angelicais: Anjos, Arcanjos, Potestades, Virtudes, Domínios, Principados, Tronos, Querubins e Serafins.

Ave, Rainha do céu!

Ave, Senhora dos anjos!

Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, santificado seja o teu nome…

ORAÇÃO

Rainha do Coro Celestial das Maravilhosas Virtudes, destrói o reino diabólico que destroça as famílias. Tu vês, Rainha dos Anjos, toda a miséria, os corações dilacerados, a infidelidade, a decepção e a incompreensão. Ordena aos teus Anjos e Arcanjos que quebrem a maldade do inferno nas famílias destruídas, para que cada família sirva fielmente a Jesus, se alegre e glorifique Seu Santo Nome, e tenha aquela alegria que só Tu podes obter, ó Rainha dos Anjos Mais Fiel e Poderosa. Envia os teus Anjos para lhes trazer paz, união, amor e comunhão, e que permaneçam como seus guardiões e protetores permanentes. Amém.

Ó, Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas preces diante do teu rosto e diante de todo o céu dos Anjos, pedimos que nos ouças!

Sétimo Dia

Reflexões sobre os anjos

Deus se serve de educadores e professores para iluminar a mente humana. Ele também se serve dos Anjos. Eles trabalham para Deus e Deus se serve deles para alcançar as almas, para que as almas reconheçam a ajuda divina e a presença. A nosso Anjo da Guarda foi confiada a missão de nos proteger em todas as nossas aventuras e desventuras. “O desejo do nosso Anjo da Guarda de nos ajudar”, diz São João Bosco, “é muito maior do que o nosso desejo de sermos ajudados”. Nosso Anjo da Guarda é capaz de nos ajudar e devemos recorrer a ele em todas as circunstâncias. São Padre Pio nos instruiu a isso quando disse aos seus amigos: “Quando precisarem da minha oração, recorram ao meu Anjo da Guarda através do seu Anjo”. Ouçamo-lo e veremos como nossos Anjos da Guarda são mensageiros seguros e rápidos!

Ave, Rainha do céu!

Ave, Senhora dos anjos!

Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, santificado seja o teu nome…

ORAÇÃO

Rainha do Coro Celestial do Principado, Tu és um milagre de beleza, cheia de Graça, és amor, és Rainha da paz, és a Mãe que cuida dos seus filhos e concede toda Graça àqueles que Te invocam,

vem em meu auxílio com os teus Anjos e Arcanjos, em todos os meus bens espirituais e temporais. Rainha dos Anjos, purifica o ambiente envenenado pela difamação e pela calúnia, ajuda-me a alcançar e manter a paz no coração e na alma. Amém.

Ó, Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas preces diante do teu rosto e diante de todo o céu dos Anjos, pedimos que nos ouças!

Oitavo Dia

Reflexões sobre os anjos

Quando Deus criou os anjos, todos eram bons, felizes e dotados de belos dons. E Deus destinou os anjos à bem-aventurança sobrenatural. Este é um dom extraordinário de Deus que os anjos podiam aceitar ou rejeitar. Deus os colocou à prova. Alguns passaram pela prova, permaneceram fiéis a Deus e foram recompensados com a bem-aventurança de contemplar a Deus por toda a eternidade. Outros se rebelaram contra Deus, se afastaram de Deus e foram lançados ao inferno. Muitos foram os que desobedeceram e se levantaram contra Deus. O líder dos rebeldes era Lúcifer, enquanto o fiel a Deus era o Arcanjo Miguel. O Livro do Apocalipse descreve o evento da seguinte forma: “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos combateram o dragão. O dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram; e já não houve lugar no céu para eles. Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, chamada Diabo ou Satanás, sedutor do mundo inteiro. Ele foi precipitado sobre a terra, e com ele foram precipitados também os seus anjos”. São Pedro diz: “Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, em abismos tenebrosos, onde os reserva para o juízo.”

Ave, Rainha do céu!

Ave, Senhora dos anjos!

Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, santificado seja o teu nome…

ORAÇÃO

Rainha do Coro Celestial dos Arcanjos, ao meu redor muitos estão morrendo, indo perante o Juiz Eterno. Um dia chegará a minha vez também. Rainha dos Anjos, que comandas o exército do Céu, ajuda os moribundos, liberta as almas do purgatório e obtém para mim a Graça do perdão na hora da minha morte. Peço-te, quando minha alma estiver saindo do corpo, envia-lhe as hostes dos Anjos que se curvam a Ti, que se alegram, amam Teus mandamentos e os obedecem obedientemente. Recebe-a em teu regaço materno. Não me deixes na hora da minha morte, para que eu possa contemplar eternamente a Ti e a Corte Celestial dos Anjos, e compartilhar com eles a alegria inefável e a felicidade eterna. Amém.

Ó, Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas preces diante do teu rosto e diante de todo o céu dos Anjos, pedimos que nos ouças!

Nono Dia

Reflexão sobre os anjos

Se perguntássemos à nossa consciência como temos seguido até agora as orientações e conselhos de nosso anjo da guarda, o que nossa consciência responderia? Certamente valorizamos nosso anjo da guarda no campo do pensamento. Mas quando na vida foi necessário ouvir o anjo da guarda, manter a fidelidade conjugal, preservar a pureza, cuidar da língua, não tocar na honestidade alheia, não é verdade que muitas vezes agimos como se não soubéssemos sobre o anjo da guarda? Lembremos bem o aviso da Santa Igreja: “O anjo é aquele que nos indica o caminho para o Paraíso.” Os anjos caídos são chamados de maus espíritos, espíritos impuros, demônios ou diabos. O espírito maligno nos tenta por inveja e malícia para nos levar ao pecado e nos conduzir à perdição eterna.

Ave, Rainha do céu!

Ave, Senhora dos anjos!

Anjo do Senhor…

Glória ao Pai… (3x)

Maria, santificado seja o teu nome…

ORAÇÃO

Rainha do Coro Celestial de todos os Anjos, hoje te peço pela alegria angelical em meu coração e alma, para que eu possa sempre ser alegre e manter a alegria que me deste, minha amada Rainha dos Anjos. Intercede junto a Deus, a quem os anjos adoram, para que eu viva na presença de Deus, fiel a ti, e desfrute da tua ajuda e proteção, e obtenha o atendimento das minhas súplicas através desta novena.

Agradeço-te pelos teus anjos e arcanjos que ordenaste que me protegessem, defendessem, inspirassem, admoestassem, ensinassem, cuidassem de mim e lutassem comigo contra todo mal que deseja destruir minha alma. Pela tua materna preocupação, em sinal de gratidão, espalharei esta devoção em tua honra e te invocarei todos os dias: Protege-me e defende-me, Rainha dos Anjos, como tua propriedade. Recorro a ti e levanto os meus olhos para ti. Vem em meu auxílio. Amém.

Ó, Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Anjos, nós, que hoje derramamos nossas preces diante do teu rosto e diante de todo o céu dos Anjos, pedimos que nos ouças!

Reze também esta novena: Novena a São João Batista

Posts Relacionados