Novenas, Orações

Novena ao beato Ivan Merz

novena ao bem-aventurado Ivan Merz

Oração Inicial

Senhor Deus, começamos a novena em honra ao teu fiel servo, o bem-aventurado Ivan Merz, que te glorificou na terra e em quem tu te glorificaste maravilhosamente. Nele nos deste um maravilhoso exemplo de Misericórdia e nos incentivaste a seguir o seu caminho de fidelidade à vida segundo o Evangelho de Misericórdia. Por seu intermédio, concede-nos todas as Graças necessárias para cumprir nossos deveres de estado e que, como o bem-aventurado Ivan, possamos realizar a boa ação da vida cristã e assim te glorificarmos aqui na terra. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Primeiro Dia

Vida – morte – transitoriedade – eternidade

Bem-aventurado Ivan, ao refletir sobre o mistério da vida e da morte desde jovem, percebeste rapidamente a transitoriedade de tudo o que é terreno. O pensamento na eternidade sempre esteve presente em tua mente. Ao estar no campo de batalha, confrontado diariamente com o sofrimento e a morte, e iluminado pela graça de Deus, mudaste completamente tua visão de mundo. Encontraste as únicas respostas satisfatórias para todas as questões fundamentais da vida na fé cristã. Guiado pela graça de Deus, deixaste-nos pensamentos sobre isso que ainda são atuais hoje. Ouvimos-te enquanto ainda hoje nos falas através de tuas palavras:

Pensamentos do bem-aventurado Ivan sobre a transitoriedade da vida e a eternidade:

– Esta vida é apenas uma breve preparação para a eternidade.

– Devemos nos esforçar para adoçar este curto período de vida com uma vida ascética.

– Sinto como se esta vida fosse apenas uma fase passageira em direção àquela permanente.

– A dor, o sofrimento, a visão de tantas milhares de pessoas mutiladas, mortas e sofredoras lavam do homem tudo o que é passageiro e sugerem-lhe com grande energia o sentido da vida.

– A questão mais importante para o homem é o problema da morte.

– A vida não é para ser desfrutada, mas para ser sacrificada.

– O homem é apenas um viajante aqui, seu verdadeiro destino não é nesta terra, ele é escolhido para algo maior.

– Nisto reside a filosofia da felicidade: devemos colocar o foco de todos os nossos desejos naquele mundo.

– Devemos concentrar todas as nossas energias nesta vida em direção à vida que segue após a estada na terra.

– Devemos usar todas as nossas energias para salvar nossas almas e as almas de nossos semelhantes.

Oremos!

Senhor Deus, iluminaste teu servo, o bem-aventurado Ivan, para compreender o sentido da vida e encontrar respostas para todas as perguntas à luz da fé cristã. Após muitas reflexões, o bem-aventurado Ivan compreendeu que esta vida terrena é apenas uma preparação para a outra celestial, na qual ele já entrou. Por seu intermédio, pedimos que também nos concedas a Graça de uma visão iluminada da vida terrena, para que sejamos conscientes de sua transitoriedade e a aproveitemos da melhor forma possível para a eternidade. Que nada nos desvie da vida eterna para a qual caminhamos, e na qual teu servo, o bem-aventurado Ivan, já entrou. Pedimos isso por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração Adicional para todos os dias da novena

Se a novena for rezada para obter Graças pela intercessão do bem-aventurado Ivan, deve-se acrescentar esta oração todos os dias:

Pai celestial, no bem-aventurado Ivan Merz, nos deste um maravilhoso exemplo das virtudes cristãs. Com sua vida Santa, ele nos mostrou como, com a ajuda da tua Graça, é possível alcançar a Misericórdia da vida no estado laical. Ajuda-nos a seguir o seu exemplo, encorajados pelo seu amor a Cristo e à Igreja, a seguirmos o caminho da Misericórdia e a imitarmos seu zelo apostólico na divulgação do Teu Reino. Por sua intercessão, concede-me a Graça especial que agora peço… se for para o bem da minha salvação eterna e para a tua glória. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai…

(Também podem ser adicionadas as Ladainhas do bem-aventurado Ivan Merz.)

Segundo Dia

Deus e religião

Bem-aventurado Ivan, foste criado em um ambiente liberal e apenas no final do ensino secundário começaste a pensar mais seriamente sobre temas religiosos. Observaste o mundo criado ao teu redor, especialmente o universo, e concluíste sobre a existência do Criador que governa todas as coisas. Através da reflexão pessoal, da observação da natureza e da arte, chegaste ao conhecimento da verdadeira religião e de seu valor para a tua vida. Encontraste a verdadeira religião gradualmente apenas na fé católica, à qual dedicaste toda a tua vida. Deixaste-nos belos pensamentos sobre tua jornada em direção a Deus, que te iluminava e atraía cada vez mais com sua Graça, e tu prontamente respondias. De teus pensamentos, percebemos a luz da Graça Divina que iluminava tua mente:

Pensamentos do bem-aventurado Ivan Merz sobre Deus

– Todas as devoções do mundo, toda a natureza, conduzem ao conhecimento de que tudo isso é do Espírito imenso, do Ideal da humanidade, da Verdade, da Bondade e da Beleza.

– Eu acredito no Senhor Deus Todo-Poderoso, acredito que Ele é Espírito perfeito em liberdade de vontade e grandeza.

– Ó Deus, quanto Te amo, quanto Te agradeço por encheres agora a minha alma com um estranho e pleno deleite. Como a minha alma se eleva, como voa para junto de Ti, desejava que, com uma força sobre-humana, estilhaçasse este peito e voasse para cima para se unir eternamente a Ti.

– O melhor uso do tempo é a contemplação de Deus e das verdades reveladas.

– O prazer absoluto está apenas em Deus.

– Existe um só Deus que age continuamente nas almas humanas.

– O homem, que é senhor de toda a natureza, tem o direito de que toda a natureza o sirva, mas tem também o dever, como Senhor de tudo, de dar a Deus toda a honra e glória em nome de toda a natureza.

Oremos!

Senhor Deus, teu servo, o bem-aventurado Ivan, iluminado e guiado pela tua Graça, encontrou o caminho até Ti. Revelaste-te a ele nas belezas do mundo criado, na grandiosidade do universo e no âmago do coração que anseia por Ti, sua fonte. Tu o atraíste para Ti, e ele prontamente respondia aos impulsos do teu Espírito. Pelo seu intermédio, concede-nos também a Graça de respondermos prontamente aos teus impulsos, de te descobrirmos e encontrarmos nas coisas criadas e, através delas, nos elevarmos até Ti, para que, juntamente com o bem-aventurado Ivan, possamos nos unir a Ti eternamente. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai…

Terceiro Dia

Jesus Cristo e o amor de seu coração na Eucaristia

Bem-aventurado Ivan, o centro de tua vida cristã era nosso Salvador Jesus Cristo. Encontravas-te com Ele primeiramente como o soberano cósmico do universo, depois presente na liturgia da Igreja e na hierarquia eclesiástica, especialmente no Bispo de Roma – o Papa; reconhecia-o no próximo, e especialmente veneravas o amor de Cristo e nele confiavas sob o sinal de Seu Sagrado Coração. O local mais importante do teu encontro com o Salvador era a Santa Eucaristia, que se tornou o centro de tua vida espiritual. Desde os dias de estudante, participavas diariamente da Missa e recebias a Sagrada Comunhão. Jesus presente na Eucaristia te inspirava e te dava forças para teus numerosos empreendimentos apostólicos. Adoravas diariamente, e fervorosamente espalhavas o amor por Jesus Eucarístico entre os jovens. Te dedicavas pessoalmente ao Coração de Jesus. Tudo o que fazias, fazias “para a glória do Sagrado Coração de Jesus” (D, 21.1.1928.). A Providência Divina recompensou tua confiança no Sagrado Coração de Jesus de maneira visível: teu corpo aguarda a ressurreição sob as abóbadas da Basílica do Sagrado Coração em Zagreb, que foi o lugar de tua consagração e ascensão a Deus. Ouvimos teus pensamentos instigantes que nos deixaste sobre nosso Salvador:

Pensamentos do bem-aventurado Ivan Merz sobre Jesus Cristo e a Eucaristia

– Cristo veio ao mundo para Santificar toda a natureza, todo homem e toda nação.

– A Comunhão é a fonte da vida.

– Todos sabem como a proximidade da Eucaristia fortalece.

– Não nos esqueçamos do imenso amor de Cristo e prestemos maior atenção à pequena Hóstia branca, que, solitária, nos aguarda nas frias igrejas.

– Na Santa Comunhão, onde o teu corpo e a tua alma se unem ao próprio Divino, deve ser o ápice da tua vida;

– Ao unir-se a Cristo na Santa Comunhão, já se realiza o teu último objetivo na terra e tornas-te participante da própria essência de Deus.

– A Eucaristia nos conduz ao auge da perfeição cristã, à verdadeira vida interior.

– A Eucaristia é a nossa primeira alegria na terra; por ela já nos tornamos participantes da futura glória celestial.

– Na Santa Comunhão, a alma celebra suas vitórias, torna-se semelhante ao seu divino Esposo, torna-se divina, torna-se participante da imensidão e da eternidade.

– Sagrado Coração de Jesus, a Ti consagro minha vida: se for para tua glória sofrer e assim chegar a Ti, que seja feita a Tua vontade.

– O Sagrado Coração de Jesus é o fator mais poderoso para a recristianização da sociedade.

– Espero a misericórdia do Senhor e a posse incondicional, completa e eterna do Sagrado Coração de Jesus.

– (Do Testamento)

Oremos!

Senhor Jesus, ao bem-aventurado Ivan revelaste-te a ti e à riqueza de tua vida divina em teu Sagrado Coração, que ele muito amou e venerou; Nele encontrou o centro de sua vida. Dotaste-o com um dom sobrenatural especial de compreensão e profunda fé no Sacramento da Eucaristia. Com todo o seu ser, ele profundamente venerou esse mistério do teu amor, recebendo-o diariamente em seu coração e frequentemente se prostrando diante dele nas visitas às igrejas. Por sua intercessão, concede-nos também o conhecimento do amor de teu Sagrado Coração, para que possamos te servir com humildade, revelar o amor de teu coração aos outros e assim espalhar tua glória, levando os outros à salvação eterna. Que a Santa Eucaristia se torne o centro de nossa vida espiritual, de onde tiraremos forças para nossa santificação e para nosso amor ao próximo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai…

Quarto Dia

Santíssima Virgem Maria

Bem-aventurado Ivan, foste especialmente adornado com uma profunda devoção à Santíssima Virgem Maria. Já como jovem, recorreste à Virgem Maria para que te ajudasse na luta contra o pecado e para que guardasse a pureza de tua alma. Em sua honra, fizeste o voto de castidade, e Ela te ajudou a observá-lo diligentemente, para admiração de todos que te conheciam e admiravam o esplendor virginal de tua alma. A devoção a Maria aprofundaste especialmente em Lourdes, onde te apaixonaste pelo Rosário, que se tornou, junto com a Eucaristia, teu mais fiel companheiro até a

morte, e que rezavas diariamente. Foste um grande promotor da devoção à Nossa Senhora de Lourdes, a quem dedicaste muitas palestras e textos escritos. Frequentemente destacavas publicamente o papel da Santíssima Virgem Maria na vida espiritual de todo fiel, e assim nos deixaste pensamentos instigantes e tuas sinceras orações por ajuda:

Pensamentos do bem-aventurado Ivan sobre a Santíssima Virgem Maria

– Minha boa Mãe, a Maior, peço-te, enche minha alma com belos sentimentos e nobres pensamentos, sempre me mostrando o caminho certo, mesmo que seja difícil segui-lo.

– Minha oração agora é dirigida à Imaculada: que ela me acompanhe em cada passo nesta cidade de Viena. Que cada passo meu seja direcionado para o belo.

– Mãe eterna, Tu, que és a personificação da poesia, de toda beleza e eternidade, permite que eu continue a receber os dons da beleza!

– O sacerdote que nos dá a Eucaristia, na verdade substitui a Santíssima Virgem Maria que nos dá a plenitude de sua própria vida interior, que nos dá o próprio Deus, Jesus Cristo eucarístico.

– Se a Santíssima Virgem Maria não curou totalmente meus olhos – de modo que leio com bastante dificuldade – em Lourdes, apaixonei-me pelo rosário, que será o meu amigo mais fiel até o túmulo, juntamente com a Santa Eucaristia.

– Quando a vida estiver difícil e problemas surgirem, pegue o Rosário de Maria e ele te confortará e te dará forças para suportar tudo com total entrega à vontade de Deus.

– Oremos a Maria incessantemente para que, cheios de Misericórdia, possamos partir deste mundo em seu abraço amoroso e no Coração de Jesus.

Oremos!

Senhor Jesus, o bem-aventurado Ivan venerava especialmente a tua e a nossa Mãe celestial, recorrendo a Ela principalmente nas tentações contra a pureza, diariamente honrava-a com a oração do Rosário, promovia sua glória e a defendia quando desdenhavam de seu cuidado maternal pela salvação de nossas almas, como demonstrado em Lourdes. Rogamos-te que, por sua intercessão, também nós possamos venerar tua Santíssima Mãe, e que Ela seja nossa protetora na pureza de nossas almas e nosso conforto nos últimos momentos da vida. Amém. Glória ao Pai…

Quinto Dia

Igreja – Corpo místico de Cristo

Bem-aventurado João, iluminado pela graça de Deus, como São Paulo, você compreendeu profundamente o mistério da Igreja como o Corpo Místico de Cristo. Na Igreja, você viu e encontrou Cristo presente. Quando perguntado por que ama a Igreja Católica, você respondeu: “Porque nela vejo uma clara imagem do amado Salvador e Deus Jesus, com todas as suas perfeições, e no Santo Padre, o Papa, sob as aparências humanas, vejo o meu Deus e Senhor”. Seu amor pela Igreja foi sua característica principal como intelectual católico maduro e a ideia mais forte em sua persona. Ele assumiu uma forma concreta em seu grande compromisso e respeito pelo bispo de Roma – o papa, sucessor de Pedro na terra, e pelos outros membros da hierarquia da igreja. Você estudou diligentemente suas encíclicas, discursos, palavras e mensagens e as compartilhou com outros, especialmente entre os jovens. Tudo o que você escreveu sobre a Igreja veio de sua profunda experiência. Embora não fosse um padre, você era um pilar da Igreja de Deus, como costumavam dizer sobre você. Seu grande amor pela Igreja levou ao seu apostolado desinteressado de atrair todas as pessoas para mais perto do seio de uma única Igreja Católica e Apostólica de Munda. Seus pensamentos sobre a Igreja de Munda e o Santo Padre estão cheios de profunda fé e entusiasmo:

Pensamentos do Bem-aventurado João Merz sobre a Igreja

– A maior coisa que existe no mundo é a Santa Igreja; a maior coisa na Igreja é a Missa e na Missa a transubstanciação.

– A Igreja é o ápice e o centro da cultura e de toda a humanidade.

– Que o centro de tudo seja nosso Senhor Jesus, que está na Igreja, seu corpo vivo, por toda vida e ação da humanidade.

– A Igreja é o magnífico reflexo do próprio infinito Cristo.

– O Papa é Cristo visível e vivo na terra entre os homens, o noivo da Igreja universal.

– O papado é a fundação e a rocha firme sobre a qual toda a Igreja é construída e se estende misteriosamente a todas as dioceses do mundo.

– Uma das características essenciais de todo católico romano é amar o Santo Padre, o Papa, e direcionar todos os seus pensamentos e ações de acordo com seus decretos e desejos.

– A construção de nossa vida espiritual, nosso conhecimento religioso e nossas atividades devem ser erguidas sobre o fundamento inabalável da verdade que o papado ensina. O papado é a rocha e o alicerce da vida espiritual de todo fiel.

– Em Roma, sente-se que todas as nações são apenas irmãos e irmãs em uma família comum e na Igreja de Jesus, que é o pai e o chefe eterno de Deus, o bispo romano.

Oremos!

Senhor, a seu servo, o bem-aventurado João, você deu um profundo conhecimento do mistério da Igreja de Jesus, à qual ele dedicou todo o seu ser e amor de coração; nele, ele viu o Cristo Salvador presente e desejava atrair o maior número possível de almas para o seu seio. Ele nutria um amor especial pelo Santo Padre e promovia seu culto entre os jovens e na comunidade católica. Pedimos que, por sua intercessão, também amemos a Igreja de Jesus, a defendamos, a sirvamos, ouçamos seus pastores e sigamos, como o bem-aventurado João, cada palavra do Papa, lendo cuidadosamente seus ensinamentos e aplicando-os à prática, contribuindo assim para a expansão do seu Reino na terra. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai …

Sexto dia

O ápice da vida de oração na liturgia

Bem-aventurado João, com sua vida de Santo, você nos deixou um maravilhoso exemplo de homem de oração. Através da oração constante, você estava completamente imerso em Deus. Você dedicava quatro horas por dia à oração em várias formas: a Santa Missa, o ofício divino, o terço, a adoração, a via sacra. Mas o coração e o centro de sua vida espiritual e de oração eram a liturgia da Missa – o serviço litúrgico oficial da Igreja Católica. Dali, do seu centro – a Santa Eucaristia, você diariamente tirava força misericordiosa para subir a Jesus e inspiração para seu trabalho apostólico. Consciente do grande valor do serviço litúrgico da Missa para a verdadeira vida cristã, você entusiasmava jovens e adultos para a liturgia de Jesus e assim se tornava um dos líderes do renascimento litúrgico. Seus maravilhosos pensamentos sobre a liturgia revelam-nos a mundanidade de sua alma mergulhada no mundo sobrenatural, que aspirava a cantar incessantemente o louvor a Deus aqui na terra, que agora você canta com os coros angelicais na eternidade:

Pensamentos do Bem-aventurado João Merz sobre a oração e a liturgia

– Nosso espírito anseia pelo Espírito perfeito e grande. Na oração, conversamos com Ele, e Ele nos responde de uma maneira tão maravilhosa que o homem pensa e respira o ar das alturas.

– Na liturgia, o homem presta a Deus a honra que lhe é devida da maneira mais perfeita.

– A liturgia é a oração oficial da Igreja, a oração oficial da Noiva de Cristo, o diálogo entre a Noiva e o divino Noivo.

– Assim como, de acordo com São João, o Cordeiro é o centro do céu, também a liturgia da Missa gira em torno da Hóstia Consagrada – o próprio Jesus Cristo.

– A Santa Liturgia é o melhor guia, que, de forma muito pedagógica, durante um ano inteiro, nos conduz pelo caminho para o céu.

– No serviço litúrgico, o homem se une ao céu e à terra, ele entra no coro dos anjos e santos que louvam e adoram Deus. Aqui, o homem participa de uma comunhão real com Deus e recebe dele a graça e força para a vida cotidiana.

– A Missa é a fonte e o ápice de toda a vida cristã.

– Participar na Missa significa entrar no mistério mais profundo de Deus, ter a experiência mais profunda e íntima de Deus.

– A liturgia é o reflexo da verdadeira e perfeita vida cristã; é a base, a fonte e a coroa da verdadeira vida cristã.

Oremos!

Senhor, a seu servo, o bem-aventurado João, você deu uma graça especial para a oração. Através da liturgia da Missa, ele foi constantemente elevado a você e em você encontrou força e consolo. Pedimos que, pela intercessão dele, possamos nós também apreciar a grandeza da liturgia da Missa e encontrar nela força e consolo para nossa vida cotidiana, a fim de sermos sempre mais fiéis e leais a você. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai …

Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas

Posts Relacionados