Maria, gloriosa Rainha e ornamento do Monte Carmelo, com profundo respeito e grande alegria vimos hoje diante de Ti para Te saudar e celebrar. O Senhor te revestiu com mais beleza do que todos os Anjos e Santos, mas colocou em teu coração um grande amor materno por nós, Teus filhos. Por isso, viemos confiantes a Ti, que nos deste o sinal de tua proteção no Escapulário Santo.
Primeiro dia
A Tua Majestade é exaltada acima dos céus.
- Ó Maria, Mãe de Misericórdia.
- Desde sempre, tua imagem maravilhosa estava nos pensamentos de Deus, ó Maria, e o encantou mais do que a beleza celestial dos bem-aventurados espíritos e a beleza da Misericórdia de todas as criaturas. Um dia, um anjo te saudou: “Ave, cheia de Graça!”
- Assim também te saudamos, Mãe de Misericórdia. Teu esplendor enche o céu e a terra.
- Aqui estamos, vindo a Ti com nossas súplicas. Ajuda-nos a preservar o precioso tesouro que recebemos em nosso batismo Santo: a Graça Santa, que nos torna agradáveis a Deus. Ajuda-nos a alcançar a glória eterna vestidos com essa vestimenta de salvação, enriquecidos com grande fé, forte esperança e ardente amor. Mãe, vigia sobre nós e não permitas que ninguém nos roube nossa coroa. Pois os tempos são sombrios e os perigos são muitos. A tempestade da angústia quer apagar a luz da fé e da esperança, não vemos mais o verdadeiro caminho para Deus. Onde reina o ódio, o amor morre. Maria, Tu és o ornamento e a beleza do Monte Carmelo.
- Pelo Escapulário Santo, defende-nos a todos.
Todos: Ave, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Ave! A Ti clamamos, exilados filhos de Eva; a Ti suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Volve, pois, advogada nossa, a esses teus olhos misericordiosos para nós; e depois deste desterro, nos mostra Jesus, bendito fruto do teu ventre! Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
- Oremos. Fazei, Senhor, que cresça em nós sempre o sentimento de Divina piedade, para que sejamos por Vós protegidos e favorecidos pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, cujo amoroso cuidado nos preceda. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Segundo dia
- “Armou seu tabernáculo nas alturas.
- “E naquelas alturas seremos salvos.”
- Ó Maria, lembramo-nos deste momento abençoado, quando os lábios dos anjos anunciaram o milagre da Encarnação a Ti. A Palavra Eterna, que desceu até nós em sua misericórdia, só podia habitar em uma tenda imaculada. Tu és essa tenda que Ele preparou, Tu és a montanha que carrega aquele que cura todas as nossas fraquezas.
- Portanto, vimos a Ti, Mãe de Misericórdia.
- “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-30)
- Em Ti está toda a doçura da vida, em Ti está toda a esperança e virtude.
- Ó Virgem prestativa, concede-nos as Graças do Redentor, para que possamos ser dignos de ser o lar de Teu Filho. Concede-as ao mundo inteiro, para que seja impregnado do espírito de Teu Filho. Maria, Tu és o ornamento e a beleza do Monte Carmelo.
- Pelo Escapulário Santo, defende-nos a todos.
Ave Maria…Glória ao Pai…
Terceiro dia
- “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no lugar santo dele?
- “Aquele que tem mãos inocentes e coração puro.”
- Ó Maria, concebida sem pecado, nuvem branca, que te elevaste acima do mar do pecado humano no topo do Carmelo. Tu foste amada por Deus em tua pureza imaculada, com a qual Ele adornou apenas a Ti.
- Ó Maria, olha para nossa miséria.
- Assim como em Cristo temos um mediador junto ao Pai, assim tu és nossa mediadora junto ao teu Filho Divino.
- Pois Tu és Mãe de amor, de temor, de conhecimento e de Divina esperança.
- “Quem me ouve, nunca ficará confundido, e quem comigo trabalha, jamais pecará.” (Eclo 24,30)
- Mãe maravilhosa, ajuda-nos a ouvir tua voz como Teus filhos fiéis, a seguir-Te cumprindo alegremente os mandamentos de Deus, a chegarmos a Ele com corações puros, que tão maravilhosamente adornou Contigo e através de Ti nos mostrou Sua misericórdia.
Maria, Tu és o ornamento e a beleza do Monte Carmelo.
- Pelo Escapulário Santo, defende-nos a todos.
Ave Maria…Glória ao Pai…
Quarto dia
- À Tua direita está a rainha!
- Em vestes de ouro, adornada com beleza.
- Ó Maria, Rainha e adorno do Carmelo! Com alegria Te oferecemos nossa homenagem. “Grandes coisas fez o Senhor por mim, cujo Nome é Santo, cuja misericórdia se estende de geração em geração.”
- Minha alma engrandece ao Senhor. Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
- Pois Ele me revestiu com as vestes da salvação, me cobriu com o manto da justiça como uma noiva, que se adorna com seus enfeites. (Is 61,10)
- Virgem real, nós verdadeiramente desejamos ser Teus filhos. Ajuda-nos a nunca esquecer que, pela Graça da adoção divina, somos da realeza de Deus. Lembra-nos que, mesmo nos tempos escuros e angustiantes da descrença, é nosso dever Santo guardar esta dignidade real diante de Deus e dos homens.
- “Bendito seja Deus, que nos predestinou à adoção como filhos, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória de sua Graça.” (Ef 1,3-6)
- Tu, nossa Mãe e Rainha, ensina-nos a preservar, com palavras e ações, a sublime dignidade da adoção divina, que nos dá parte na vida e riqueza de Deus. Envolva-nos a todos com o manto do amor e proteja nosso adorno real da Graça.
Maria, Tu és o ornamento e a beleza do Monte Carmelo.
- Pelo Escapulário Santo, defende-nos a todos.
Ave Maria…Glória ao Pai…
Quinto dia
- O Senhor é grande e digno de todo louvor.
- Em sua cidade, no monte sagrado.
- Maravilhoso é Deus em seus santos, neles se manifesta a sua grandeza. Mas em ti, Maria, Mãe de Deus, Virgem e Mãe, brilhou Sua Glória de maneira mais gloriosa do que em qualquer outra criatura; Tu és mais pura e mais bela do que os serafins.
- “Vinde ouvir, todos os que temeis a Deus, e vos contarei o que ele fez à minha alma.” (Sl 65,16)
- Em tua maravilhosa humildade, ó Maria, sabias que não eras apenas serva do Senhor, mas também escolhida entre todos, a quem todas as gerações chamariam de bem-aventurada. Por isso, cantas eternamente:
- Minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador.
- Mãe maravilhosa, ensina-nos a admirar humildemente as obras grandiosas de Deus e a celebrá-las agradecidamente em nossas vidas.
- Que o louvor a Deus esteja sempre em nossos corações e em nossos lábios.
- Ajuda-nos a atravessar esta vida de forma que possamos sempre cantar sobre a misericórdia do Senhor.
Maria, Tu és o ornamento e a beleza do Monte Carmelo.
- Pelo Escapulário Santo, defende-nos a todos.
Ave Maria…Glória ao Pai…
Sexto dia
- “Gloriosamente se fala de Ti, monte de Deus,
- A luz te envolve como um manto.
- Rainha do Carmelo, antes da Misericórdia Virgem Maria, tu és a cidade de Deus, tu és o templo da sua glória: ‘A Sabedoria construiu para si uma casa e ergueu sete colunas.’ (Is 9,1)
- “O Senhor ama a cidade que ele fundou nas montanhas da Misericórdia.”
- As portas de Sião ele ama mais do que as tendas de Jacó. (Sl 86,1-2) Seu amor te elevou, envolveu-te com a luz da glória como um vestido de noiva. “Quem é esta que surge como a aurora?”
- Bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército pronto para a batalha,” (Ct 6,10)
- Tu, nossa Mãe, ó poderosa Mulher, Vencedora na batalha, defende-nos, quando o malvado inimigo quer destruir a cidade da Divindade de nossas almas e apagar em nós a luz e o amor do Espírito Santo. Ó Dama tão gentil, mostra-nos o sinal da tua bondade, que nos guarde como cidade Divina para o nosso Deus.
Maria, Tu és o adorno e beleza do Monte Carmelo.
- Através do teu escapulário Santo, proteges a todos nós.
Ave Maria… Glória ao Pai…
Sétimo dia
- Ó monte da Misericórdia, que o Senhor escolheu para sua morada.
- Nele sempre quererá fazer sua mesa. (Sal 7, ant. no Ofício das Leituras)
- “Ave, montanha fértil e sombreada de Deus, ó Maria, Mãe da Misericórdia. Em ti foi alimentado o Cordeiro de Deus, que leva os nossos pecados e fraquezas.” (Santo Germano). A cruz te mergulhou no mar de dor, Mãe das dores, sete vezes perfurada, em teu regaço reina o Cordeiro, que verteu seu sangue por nossa salvação.
- Ave, trono de Deus na Misericórdia,
- Aqui estamos de joelhos diante de ti, ó Mãe cheia de tristeza! No colo carregas o Filho tirado da cruz. “Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede.
- Há alguma dor como a minha dor.”
- Não há medida para a dor daqueles que lamentam seus entes queridos, mas a tua dor, Virgem Mãe, é inestimável. Diante da grandeza da tua dor, toda outra dor e angústia da alma se perdem. Tu carregaste todas as nossas dores por todos nós.
- Nosso refúgio é teu coração materno trespassado pela dor. Dá-nos força e consolação para que possamos suportar tudo o que Deus quiser.
- Concede-nos conselho e sabedoria na aflição e a força do teu consolo na vida e na morte.
Maria, Tu és o adorno e beleza do Monte Carmelo.
- Através do teu escapulário Santo, proteges a todos nós.
Ave Maria… Glória ao Pai…
Oitavo dia
- “Maravilhosa é a minha herança.
- A minha herança é mais doce do que o mel e o favo.”
- “Da boca do Altíssimo saí e como uma nuvem cobri a terra.” (Eclo 24,3) “O Senhor me criou no princípio do seu trabalho, como o primeiro de seus feitos.”
- Eu fui criada antes dos séculos, antes do início, antes da criação do mundo. (Pr 8,22-23)
- “Ó maravilhoso sinal no céu! Uma mulher envolta no sol, nas suas mãos ela segura a luz. Ó maravilhoso sinal no céu! No leito da Virgem está escondido o Filho de Deus!” (Santo Epifânio).
- Ó Maria, verdadeiramente, maravilhosa é a tua porção e doce é a tua herança.
- Mas Deus também nos recebeu com misericórdia, e ele mesmo é a nossa herança para sempre. Estende sobre nós a tua mão e não permitas que, por causa de vãs futilidades terrenas, percamos os bens eternos. Tu, nossa Mãe misericordiosa, conheces a nossa fraqueza e instabilidade. Sabes o quanto precisamos da tua ajuda.
Maria, Tu és o adorno e beleza do Monte Carmelo.
- Através do teu escapulário Santo, proteges a todos nós.
Ave Maria… Glória ao Pai…
Nono dia
- “Uma nuvem cobriu a montanha e a Glória do Senhor repousou sobre ela.
- Eu o tocarei na nuvem.”
- Ó Maria, tu és uma nuvem cheia da glória do Senhor. És para nós uma nuvem cheia de Graça, que nos fortalece e nos dá vigor. És uma nuvem misteriosa que derrama chuva sobre a terra. A justa, em cuja força atravessamos o deserto da vida até a montanha do Senhor.
- “Tu, Senhor, habitas no meio do teu povo e tua nuvem está sobre ele.” (Nm 14,14.)
- Ó Maria, vimos a ti, pois por meio de ti o Senhor nos tocou com as suas Graças, e por meio de ti nos concedeu a salvação. Tu és Mãe de Cristo, e nós somos membros do seu corpo misterioso. Por isso és a nossa Mãe. Multiplica a nossa fé, fortalece a nossa esperança, ajuda-nos a mostrar o nosso amor cumprindo a vontade Mundoua dele,
- Hoje nos entregamos completamente a ti, ó Maria, cheia de Graça.
- Recebe-nos, guarda-nos, reina sobre nós, para que pertençamos completamente a Deus por meio de ti.
Maria, Tu és o adorno e beleza do Monte Carmelo.
- Através do teu escapulário Santo, proteges a todos nós.
Ave Maria… Glória ao Pai…
Por fim, rezemos as Ladainhas da Nossa Senhora do Carmo.
Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas