Primeiro dia – ORAÇÃO PELA SABEDORIA
Santa Ana, mãe da Virgem muito sábia, concede-me o dom da sabedoria da eterna sabedoria, esse grande presente do Espírito Santo. Envie a sabedoria que está junto ao trono de Deus para mim, para que esteja comigo e aja comigo em todos os momentos, para que eu sempre saiba o que fazer e o que evitar, e para que me guie no cumprimento dos meus deveres. Por mim mesma, não sei nada e não vejo corretamente. Iluminada pela luz divina, nunca me perderei. Mostra-me, santa protetora, sempre o caminho certo que devo seguir e dá-me os meios para fazer sempre o que é certo. Dá-me a sabedoria necessária como mulher cristã, tanto como esposa quanto como mãe. Amém. Pai Nosso…. Ave Maria…. Glória ao Pai….
Segundo dia – ORAÇÃO PELA FORÇA
Santa Ana, mãe da Virgem possível, dá-me a força sagrada para não sucumbir às dificuldades do meu difícil estado, mas para permanecer firme em todas as lutas e suportar corajosamente todas as adversidades. Sou fraca por mim mesma, mas pela graça de Deus, tudo posso. Rogai por mim, através de Maria de Jesus, para que, seguindo o exemplo de uma mulher forte, eu seja um apoio para meu esposo e uma bengala para meus filhos, e assim alcance a coroa da vida eterna. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Terceiro dia – ORAÇÃO PELA PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA
Santa Ana, mãe da Virgem misericordiosa, rogo pelo espírito de mansidão, tão necessário na vida familiar, e pela santa paciência que é prometida bem-aventurada nas diversas dificuldades da vida matrimonial e do chamado maternal. Concede-me, através do divino Coração de Jesus, um coração manso que vença a inclinação à raiva e impaciência, e que seja um exemplo de verdadeira mansidão. Ensina-me a carregar o fardo do próximo e assim cumprir o mandamento de Cristo, que prometeu a terra aos mansos. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Quarto dia – ORAÇÃO PELA PAZ E HARMONIA
Santa Ana, que estiveste unida em matrimônio com o piedoso Joaquim, une-nos a nós, companheiros cristãos no matrimônio, com esse vínculo sagrado que emana desse grande sacramento, um mistério cheio de graça e bênção. Sustenta em nós o espírito de harmonia, para que, como companheiros pacíficos, sejamos filhos de Deus. Afasta de nós tudo o que possa perturbar essa santa harmonia. Especialmente, afasta para longe todas as paixões e vícios, em particular a perigosa inveja. Faz com que eu mantenha a fidelidade conjugal até a morte, e dá-me o sentido e o amor pelo lar e orienta todo o meu trabalho segundo a santa vontade e desejo de Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Quinto dia – ORAÇÃO PELO AMOR VERDADEIRO E SOBRENATURAL
Santa Ana, mãe de Maria, Mãe do belo amor, concede-me um verdadeiro amor conjugal, ensina-me a amar meu esposo como Deus quer e como Ele o quer, para que eu possa amar a Deus em meu esposo, a quem Ele me deu como seu sucessor. Multiplica em mim o amor santo, para que cresça cada vez mais puro e mais santo com os anos, e que na velhice se torne perfeito. Concede-me o amor maternal para com meus filhos, e permite-me sempre vê-los como filhos e imagens de Deus, que devemos educar para a vida eterna. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Sexto dia – ORAÇÃO PELA OBEDIÊNCIA
Santa Ana, prometida do santo Joaquim, que foste obediente a teu esposo por amor a Deus, concede-me a virtude da obediência. Permite-me cumprir sempre fielmente esse primeiro e mais necessário dever da mulher e ouvir meu esposo em tudo o que for apropriado diante do Senhor, assim como a Igreja é obediente a Cristo. Não permitas que eu esqueça que, segundo a instituição divina, o esposo é a cabeça da mulher. Permite-me ouvir com amor e por amor, pois a verdadeira obediência facilita e adoça. Obtém para mim de Jesus a graça de me enriquecer com méritos para o céu através da obediência conjugal e alcançar a felicidade eterna. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Sétimo dia – ORAÇÃO PELA PUREZA CONJUGAL
Santa Ana, mãe da Imaculada Mãe Maria, roga por mim através de tua pura filha diante de Jesus pela virtude da pureza conjugal tão necessária para a felicidade conjugal. Ensina-me a considerar o casamento como sagrado e puro. Inspira-me sempre a realizar apenas o que é permitido e agradável a Deus ao cumprir meus deveres, para que meu casamento seja verdadeiramente uma ocasião desse misterioso vínculo sagrado entre Cristo e a Igreja, que é a maior dignidade do casamento cristão, sua bênção e seu mérito sobrenatural. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Oitavo dia – ORAÇÃO PELA CONSAGRAÇÃO PESSOAL
Santa Ana, mãe da Mãe de Deus, concede-me, pela poderosa intercessão de tua santíssima filha, a graça de uma vida conjugal devota, piedosa e virtuosa, para alcançar a bem-aventurança prometida às mulheres que perseveram na fé e na dedicação. Consagra-me a mim mesma, assim como às minhas raízes e ramos, para que meus filhos se tornem santos. Dá-me força para cumprir fiel, consciente e piedosamente todas as obrigações de minha vocação, para que, segundo a vontade de Deus, eu possa ser feliz e afortunada em meu chamado. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Nono dia – ORAÇÃO PELA BOA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Santa Ana, mãe da Rainha de todos os santos, intercede por mim diante de Jesus através de Maria para obter a graça de uma boa educação para meus filhos, da qual depende toda a minha eternidade. Assim como levaste tua filha Maria ao templo em sua tenra idade e a apresentaste ao Senhor, ensina-me também como educar meus filhos desde sua mais tenra juventude para a vida eterna, junto com seu pai. Não permitas que eu me preocupe menos com seu bem espiritual do que com seu bem físico. Dá-me compreensão e força para, na difícil tarefa de educar as crianças, sempre reconhecer o caminho certo e segui-lo com toda a minha força. Permite-me educar meus filhos com instruções e advertências, conforme necessário, e também com castigos, mas acima de tudo com bom exemplo, palavra e ação. Ajuda-me, boa mãe, a educar meus filhos como servos de Deus e santos chamados a ocupar no céu os lugares vazios dos anjos caídos. Permite-me chegar um dia, juntamente com meu esposo e meus filhos, à eterna bem-aventurança. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Para maior eficácia, também reza: Oração a Santa Ana