A Novena ao Espírito Santo é um meio apropriado para uma preparação mais profunda para a celebração da festa de Pentecostes. A Sagrada Escritura nos conta que os apóstolos, após a Ascensão de Cristo, estiveram juntos por nove dias, orando no cenáculo, aguardando a descida do “Poder do alto” sobre eles. Isso pode ser considerado como a primeira novena na história cristã. Junte-se aos apóstolos e à Igreja na oração desta novena, e que um novo derramamento do Espírito desça sobre cada um de vocês, que os rios de água viva purifiquem suas almas e corações, e que uma nova força e ardor se acendam em seus corações.
INVOCACÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vem, Espírito Criador! Visita as almas dos teus fiéis, enche de divina graça os corações que Tu mesmo criaste. Tu, que és chamado Consolador, dom do Altíssimo Deus, fonte viva, fogo, amor e unção espiritual. Tu, com os sete dons, és o dedo da mão direita de Deus Pai. Tu, fonte de todo bem, ilumina, inflama e fortalece os nossos corações. Afasta de nós o inimigo, concede-nos a paz constante, guia-nos e dirige-nos, para que evitemos todo mal. Permite-nos conhecer o Pai e o Filho, e em Ti, o Espírito de ambos, tenhamos uma fé constante. Toda a glória seja para o Pai eterno e seu Filho ressuscitado, juntamente com o Consolador Santíssimo, agora e sempre. Amém.
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Infunde em mim, Espírito Santo, para que meus pensamentos sejam santos. Anima-me, Espírito Santo, para que meu trabalho seja consagrado. Atrai meu coração para que ame apenas o que é santo. Protege-me, Espírito Santo, para que eu possa ser sempre santo/a.
DIA 1:
Espírito Santo, presente divino para minha alma. Não sei como expressar a alegria que me preenche, ao saber que és meu hóspede mais querido e que a vida divina está em mim. Como um rio transbordante, minha alma está inundada de paz, amor e profunda reflexão sobre Ti, meditando em tua inesgotável abundância de amor, dons, virtudes, frutos e bem-aventuranças. Penso na tua bondade que te leva a estabelecer-te em mim. Tu tens tudo, podes fazer tudo, dás-me tudo, apesar da minha pobreza. Abençoo-te, louvo-te, agradeço-te e espero tudo de Ti. Dá-nos tudo, oh Espírito Santo. Glória ao Pai….
DIA 2:
Espírito Santo, Dador Divino, com profunda humildade, mas com toda a força dos meus desejos mais profundos, suplico-te que me concedas os teus sete dons, especialmente sabedoria e misericórdia. Multiplica estes dons em mim para que se desenvolvam plenamente, para que a minha alma seja sempre obediente a Ti, mestre do espírito, e para que eu viva constantemente dos teus dons, meditando sobre Ti e a Santíssima Trindade. Glória ao Pai…
DIA 3:
Espírito Santo, Mestre e Santificador da minha alma, suplico-te persistentemente que me ensines a verdade, que fales ao meu coração, que me santifiques, nutrindo a minha alma como nutriste a alma da Imaculada, tua prometida, e as almas dos mártires e santos. Anseio infinitamente pela santidade, não por mim mesmo, mas para poder glorificar-te, Mestre entre mestres, Santíssima Trindade, esplendor da Igreja, modelos de almas. Não há melhor maneira de se tornar um verdadeiro apóstolo do que alcançar a santidade, pois sem santidade nada se alcança. Espírito Santo, ouve a minha oração e atende ao meu desejo. Glória ao Pai…
DIA 4:
Espírito Santo, verdade e luz bendita, quase completamente desconhecido para a maioria das pessoas. Nunca pensamos em Ti, distraídos por muitas preocupações, embriagados pelo espírito do mundo, indiferentes ao teu cuidado e ternura. Que ingratidão! Reúne, Espírito Divino, estes modestos sentimentos meus como compensação por tão lamentável negligência e como uma súplica para que me concedas luz, assim como ao teu clero e aos fiéis. Glória ao Pai…
DIA 5:
Espírito Santo, amor e doçura do Pai e do Filho, flor fragrante da santidade de Deus, fogo divino aceso em mim, concede-me um coração novo, elimina toda mancha e sombra, queima toda impureza e faz-me semelhante à imagem do Filho de Deus. Espírito ardente, que te dignaste morar pessoalmente em mim para me santificar, acende em mim o fogo do amor, com a tua chama penetra e abraça toda a minha alma, quebra cada inclinação ao pecado, guia-me por caminhos apostólicos e concede-me a graça de ser um fogo e arder com amor puro e eterno. Glória ao Pai…
DIA 6:
Espírito das virtudes, que deste aos mártires a força para morrerem felizes por Jesus, infunde-me a força divina em toda a sua plenitude. Consome o meu entorpecimento e indiferença, torna-me forte para aceitar tudo o que o Senhor me pedir, sem levar em conta sacrifícios e dificuldades, para a glória do Teu nome e a graça espiritual e material de todos os irmãos. Concede-me a força para seguir com ardor e não desistir do que foi iniciado. Concede à tua Igreja a coragem e a força para se defender, que o fundamento da fé e a obediência ao Papa e aos bispos permaneça firme diante de todos. Concede-me entusiasmo apostólico para perseverar até o fim, a custo de qualquer martírio da alma ou do corpo. Espírito Divino, protege-me com a tua omnipotência, sustenta-me com a tua fortaleza e envolve-me com o teu invencível poder. Glória ao Pai…
DIA 7:
Espírito da verdade e da luz, fogo e resplendor de luz, luz bem-aventurada, dissipa e elimina de mim as sombras do pecado e as dúvidas. Ilumina e esclarece com clareza perfeita a profundidade da minha alma, para que eu sempre afaste todo pecado, me agarre firmemente ao ensinamento da Igreja e caminhe na tua luz. Envolva-me na tua sagrada luz para que eu sempre permaneça na tua verdade e luz clara. Glória ao Pai…
DIA 8:
Oh Espírito purificador, limpa-me de toda mancha. Santifica-me e concede-me as virtudes de Jesus, os mesmos inclinamentos e disposições, para que em mim resida o mesmo Espírito de Jesus. Sopra na minha alma o mesmo amor por Jesus que o Pai soprou no seu amado Filho e dá-me o mesmo afeto que o Pai sente pelo seu amado Filho Jesus. Glória ao Pai…
DIA 9
Espírito Santo, conjuro-te para que ilumines a minha mente com uma luz clara, que sirva para mim e para todos os que se dirigem a mim, e que fortaleças o meu espírito fraco com o dom do amor e da força. Santificador Divino, guia-me até à montanha da santidade, praticando constantemente a paciência e a obediência às tuas intenções. Tu és a santidade, e devo permitir-te viver em mim, cumprindo o teu desejo pela perfeição. Espírito Divino, renova tudo, expulsa o mal, cada perigo, toda maldade, renova em mim tudo, tudo puro, tudo santo. Vida divina, alma da minha alma, dá-me a força para testemunhar e glorificar sempre o Filho divino, viver para a sua glória e morrer no seu amor. Dador Divino, dá-me os teus dons para refletir sobre Deus à luz do seu mistério, compreender o verdadeiro valor da vida e das coisas, amar tudo com um amor puro, como no Céu. Amém. Glória ao Pai…
Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas