A Novena a Nossa Senhora de Fátima implanta a Virgem Bem-Aventurada em teu coração. Reza para que ela te sustente firmemente e te guie na vida. Oração para cada dia da novena: Ó meu Deus! Eu creio em Ti, prostro-me diante de Ti, confio em Ti e Te amo. Peço que perdoes aqueles que não creem em Ti, não se prostram diante de Ti, não confiam em Ti e não Te amam. Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, prostro-me profundamente e ofereço-te o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários do mundo, em reparação pelas ofensas, sacrilégios e indiferenças com as quais Te ofendem. Pelos imensos méritos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, peço pela conversão dos pobres pecadores. Amém.
Após isso, reza-se a oração do dia:
Primeiro dia
“O coração de Maria é o centro da mensagem de Fátima”. Maria é a Mãe de Deus, a mãe natural do Filho de Deus e a mãe espiritual de todos os filhos de Deus; mãe do Criador e da criação. Portanto, sua maternidade é universal. Este é o primeiro motivo da existência de um ser tão elevado. A Virgem se preocupa, como mãe, por seu Filho e por seus filhos espirituais, a quem em Fátima chama de “pobres pecadores”. Isso a aflige por duas razões: o desprezo para com seu Filho, que é Deus, e a perdição eterna das crianças que acabam no inferno. Por isso, seu Coração está envolto em chamas e espinhos. Essa simbologia expressa uma terrível realidade, sempre complementada com um rosto cheio de tristeza. O chamado central da Mãe universal em Fátima é: “Que já não ofendam ao nosso Senhor, que já foi tão ofendido!” Invocação: Meu Jesus, perdoa-nos nossos pecados, livra-nos do fogo do inferno, leva todas as almas ao céu, especialmente aquelas que mais necessitam de tua misericórdia. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós. Imaculado Coração de Maria, rogai por nós. Doce Coração de Maria, sê nossa salvação. Bem-aventurados Francisco e Jacinta, rogai por nós.
Segundo dia
Orai e oferecei-vos pelos pecadores. O segundo forte chamado de nossa Mãe celestial em Fátima é este: “Orai e oferecei-vos pelos pecadores… Muitas almas se estão perdendo porque não há ninguém que reze e se ofereça por elas”. Essa é a essência da mensagem, dirigida duplamente a Deus e aos homens, o grito de uma Mãe duplamente ferida. A teologia do pecado é clara: cada pecado é uma lança na honra de Jesus, um cuspe no rosto, uma bofetada na face, um espinho que se crava nas têmporas. O pecado é o desprezo pela majestade de Deus, e isso dói mais à Mãe de Deus do que os insultos dirigidos a ela. O Filho e a Mãe compartilham o mesmo destino: fama, honra, respeito e ultrajes, desprezo e menosprezo. O pecado, o mal afeta a Deus, porque O desonra, e desfigura e arruína o homem. Por isso, nossa Mãe nos chama ao seu Coração, sempre símbolo de amor, bondade e misericórdia. E o chamado ao coração é a última chamada de esperança. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Terceiro dia
Amo tanto o seu Coração! É tão bom! O que fez Maria em Fátima? Ofereceu-se, sua influência diante de Deus, ofereceu, no símbolo do coração, sua bondade e misericórdia, sua mediação para reconciliar os ofensores e o Ofendido, os culpados e o Castigador. Ofereceu-se a si mesma, como mediadora não solicitada em Caná. Nisso reside a doçura do milagre de Fátima, que miraculosamente aponta o papel de sua maternidade universal. O que pediu, o que revelou é o mesmo que disse a Lúcia: “Meu Imaculado Coração será teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Quarto dia
Este é o Coração de nossa Mãe celestial! O coração da Virgem é o foco de toda a sua vida, o centro de todos os seus mistérios. O coração, ela em toda a sua sublimidade e beleza. Assim, o coração. E também o adjetivo: Imaculado. É puro, sagrado, porque sempre esteve cheio de graça, cheio da santidade e doçura de Deus. Por isso é digno de conceber o Filho de Deus. Desde então, esses dois corações têm batido as melodias de Deus, sempre unidos em alegria e sofrimento, pensamentos e intenções. O coração de Maria é a razão de todas as devoções que celebram suas características e santidade. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Quinto dia
Coração de Maria, sê nossa salvação! Ao revelar seu Coração Imaculado, a Mãe está nos dizendo que trata também de nossos corações, corações envenenados, cheios de amargura. Aqui está a fonte de todas as nossas penas terrenas. Precisamos permitir que a corrente divina da vida flua em nossos corações para purificá-los, o sangue do Coração de seu Filho para renová-los e dar-lhes vida. Quando nosso coração se tornar puro e nobre como o dela, então tudo será renovado, a vida e o amor florescerão. A Virgem destaca a devoção ao Coração Imaculado com a esperança de enraizá-la no mundo, em nosso mundo moldado por nossos corações tão cheios de fraquezas, pecados, impurezas e ódio. Maria em Fátima fez muitas promessas, colocou à nossa disposição todo o seu papel de mediadora e mãe. Ela nos pede devoção ao seu Coração, o que significa: confiança, respeito, admiração e entrega. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Sexto dia
Oração e sacrifício. A oração e o sacrifício. Assim começa o grande retorno a Deus. A Virgem nos aponta seu Coração Imaculado. A teologia do Coração Imaculado surge da teologia da imaculação e está completamente direcionada a ela. O Coração Imaculado é um abismo de grandeza e luz. A Virgem, diante da horrível inundação do pecado, opõe a grandeza e a beleza da imaculação. Essa é a profunda verdade da mensagem de Fátima. A Virgem sabe que nossa natureza não está acostumada ao sacrifício e à oração constante. Por isso, nos chama em Fátima a rezar o rosário, dia após dia, com os mistérios que nos unem à vida de Jesus através de Maria. Estabeleceu os cinco primeiros sábados como um exercício que nos aproxima dela, até que a oração se torne nossa respiração e alimento; e a satisfação nesses dias é um exercício para o espírito e o corpo se fortalecerem na luta contra o pecado. Seu Coração estará conosco nesses momentos de luta, como prometeu. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Sétimo dia
“Rezem o rosário todos os dias para obter paz no mundo” (13 de maio de 1917). A Dama Branca na fonte, mais brilhante que o sol, pediu aos três pequenos pastores que rezassem o rosário pela paz no mundo e pelo fim da guerra. Repetiu esse pedido em cada aparição, e em uma se chamou a si mesma Nossa Senhora do Rosário. O rosário é uma oração contemplativa, uma oração de satisfação, uma oração que nos coloca na posição de filhos de Deus diante do Pai celestial, nos mistérios da vida de Cristo que transformam nossa vida; uma oração que nos une a Maria, com quem rezamos e contemplamos grandes coisas. Uma oração tão grandiosa e sagrada, e ao mesmo tempo simples, deveria fazer nossas almas grandes e santas. A Virgem quer que nosso rosário seja acompanhado de sacrifício e satisfação. Somente assim nosso coração se purificará e se assemelhará ao dela, e o rosário se tornará um meio poderoso. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Oitavo dia
“Venho do Céu”. Quão pouco conscientes somos do Céu de Deus, que é nosso lar e herança. Jesus promete isso: para os misericordiosos, os pobres em espírito, os limpos de coração… Esquecemos o Céu e as últimas coisas do homem. A Virgem em Fátima nos lembra: a visão do inferno, o purgatório e o céu. Ela veio mostrar-nos o caminho para o Céu, chamar-nos de volta ao Céu prometido por Jesus e onde Ele nos preparou moradas. A visão do inferno da Mãe de Deus em Fátima chama nossa atenção. Desperta em nós um temor saudável. A Virgem em Fátima nos introduz no caminho da sabedoria e da fé. Chama-nos para ela ao Céu e ao mesmo tempo a rezar pelas almas no purgatório. Enquanto estamos na terra, devemos orar fervorosamente para que o Senhor nos preserve do fogo do inferno. Se nos convertermos como crianças, como os pequenos pastores de Fátima, entraremos no Céu. Porque de tais é o Reino dos Céus. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Nono dia
“Finalmente, meu Coração triunfará”. As mensagens de Fátima antecipam momentos trágicos para a humanidade, nos revelam a mística do mal, sua força destrutiva com consequências no tempo e na eternidade, nesta vida e na outra. Mas a Virgem nos dá seu Coração como refúgio e o ato de consagração ao seu Coração como meio para prevenir o mal. A Virgem nos chama a viver uma vida sacramental: confissão e comunhão em uma sequência ininterrupta de cinco primeiros sábados, com a oração do santo rosário, refletindo sobre seus mistérios na companhia da Virgem, tudo em honra ao seu Coração Imaculado, com a intenção de satisfazer as graves ofensas e converter os pecadores. O propósito dessa devoção é salvar para a eternidade os “pobres pecadores”. Maria, com seu Coração rodeado de espinhos, nos chama a sacrifícios voluntários. Ela nos chama e precisa disso. Entreguemo-nos ao fogo do amor de seu Coração, para que triunfe em nós e conquiste todos os corações humanos. Invocação: Meu Jesus… Nossa Senhora de Fátima… Imaculado Coração de Maria… Doce Coração de Maria… Bem-aventurados Francisco e Jacinta…
Para uma maior eficácia, também recite a Oração a Nossa Senhora de Fátima.
Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas