Novenas, Orações

Novena ao Beato Alojzije Stepinac

novena_novena ao bem-aventurado Alojzije Stepinac

Primeriro dia

“Olhamos tristemente enquanto todos os bens desmoronam. Parece que tudo foi atingido por um terremoto devastador: tudo está abalado e tremendo; não há estabilidade em nada. O mal se espalha para longas distâncias, mas também se enraíza nas profundezas; abalou até mesmo os alicerces; o verme venenoso roeu até mesmo a raiz. Essa raiz é a família, que é o alicerce do povo e do reino de Deus na terra. Com medo e tristeza, já vemos tantas ruínas e destroços das nossas famílias. Desaparecem dos nossos lares o calor suave do amor de Deus, os laços familiares cedem e se rompem, as tempestades da paixão devastam os lares familiares até a desolação total.”

Segundo dia

“Nossas famílias precisam se tornar novamente escolas e campos de treinamento das virtudes cristãs, especialmente as virtudes do temor a Deus e da piedade. Marido e mulher devem, antes de tudo, estar cientes da dignidade e grandeza do seu vínculo matrimonial diante de Deus Juiz; as crianças devem ver nos pais os representantes de Deus, em cujas mãos está o seu bem-aventurado destino neste mundo e no outro.”

Terceiro dia

“Além do temor a Deus, as casas de nossas famílias devem ser preenchidas pelo espírito de fervorosa piedade, que se manifestará especialmente na oração comum antes e depois das refeições, na oração comum da noite, especialmente na oração do rosário, e na devoção dominical, durante a qual serão lidas orações apropriadas, a Palavra de Deus, ensinamentos cristãos ou outras obras piedosas. No passado, esses belos costumes fortaleciam e sustentavam as famílias de nossos antepassados em saúde e prosperidade, então esperamos que nossos esforços nesse sentido produzam os mesmos frutos. Pois ‘onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles’ – diz Jesus Cristo, e o que mais precisamos e o que mais preservará e salvará nosso povo e o reino de Deus entre nós senão isso, que Jesus Cristo habite em nossas famílias.”

Quarto dia

“Portanto, vamos nos apressar para o trabalho: que em cada casa seja criado um ‘cantinho de Deus’ decorado com o Crucifixo, imagens da Mãe de Deus e dos Santos, especialmente dos nossos santos; sob a proteção desse ‘cantinho de Deus’, que todos os membros da família se reúnam para a oração piedosa especialmente à noite, e aos domingos para a oração e leitura de obras piedosas; finalmente, que as famílias se consagrem ao Sagrado Coração de Jesus de maneira especial e conhecida por todos. Com esse apostolado familiar, vamos arrancar as raízes, cortar o mal pela raiz e trabalhar de forma mais segura pela futura, feliz e divina existência do povo.”

Quinto dia

“Nossa sabedoria popular diz que uma boa mulher sustenta três cantos da casa. Se é assim, não é surpreendente que a Escritura Sagrada a procure como uma pérola preciosa quando pergunta: ‘Quem encontrará uma mulher virtuosa? Pois seu valor é muito superior ao de pérolas.’? Se era difícil encontrá-la antes, não há dúvida de que é muito mais difícil encontrá-la hoje. Pois em nossa época triste, quando o valor de uma pessoa não é medido pela virtude, mas pelo dinheiro; quando o valor de uma pessoa não é medido pela razão iluminada pela fé, mas pelo coração impulsionado pela paixão, não é fácil encontrar uma mulher da qual fala a Escritura Sagrada e que deve possuir em si mesma as três qualidades que compõem os três cantos da casa a que ela pertence. Essas qualidades não são nada mais do que uma piedade sincera, uma modéstia reservada e um trabalho incansável. Como você pode ver, os sinais dessa mulher forte são diametralmente opostos aos que são imaginados por vários sistemas que desejam substituir o cristianismo, como o comunismo, por exemplo, que considera ideal uma mulher que despreza a Deus, despreza sua própria honestidade e despreza o trabalho honesto e persistente. A escolha sobre o que você decidirá é deixada para você, pois você possui a razão e a livre vontade dadas por Deus, que você pode usar para a sua felicidade e salvação ou para a sua ruína, porque ‘cada um é o forjador de sua própria felicidade!'”

Sexto dia

“Hoje em dia, aos católicos muitas vezes falta a coragem e a audácia de confessar a fé cristã. Vocês, maridos, sejam corajosos nisso! Sejam sempre e em todo lugar verdadeiros filhos da Igreja, verdadeiros homens católicos tanto em suas famílias quanto na vida pública. Brilhem em suas famílias com seu bom exemplo. Sejam homens não apenas de palavras, mas de ação. Se for necessário dar um exemplo aos outros na família de como orar, como se aproximar da mesa do Senhor, como viver uma vida cristã, então, em primeiro lugar, vocês, maridos, devem liderar e ser uma luz para os outros. Hoje, quando nossa juventude está exposta a tantos perigos, se vocês, maridos, não brilharem, se vocês não liderarem, se vocês não se esforçarem ao máximo por seu bem-estar, o esforço do sacerdote de Deus será em vão. Portanto, sejam verdadeiros homens católicos em suas famílias e liderem pelo exemplo no bem. Sigam o exemplo de Cristo: ‘Eu vos dei o exemplo, para que, assim como eu fiz, façais também vós.'”

Sétimo dia

“O direito divino, que elevou o matrimônio à dignidade de sacramento e o tornou indissolúvel, hoje deve ceder lugar ao direito humano, criado de acordo com os desejos e desejos desordenados da natureza humana corrupta. A lei de Deus, sobre a qual repousa o fundamento da família, e o futuro e a felicidade de cada nação e de toda a humanidade, é pisoteada com a maior facilidade. Os alicerces da honestidade estão abalados, os alicerces da moralidade e da honestidade estão abalados. A verdadeira fidelidade conjugal tornou-se algo incomum em nosso tempo e, para os comunistas, até uma zombaria. O ideal tornou-se a completa depravação, a ponto de as pessoas, como seres racionais, não mais se guiarem pela lei de Deus, mas vivam ‘como cavalos e mulas, que não têm entendimento’! (Sl 31, 9) Isso então impõe involuntariamente a todo homem honesto e amigo do povo a questão: aonde tudo isso leva? Se as uniões matrimoniais são dissolvidas tão facilmente, pode-se falar em uma vida familiar honesta? Pode-se falar em uma educação consciente da juventude? Pode-se falar na segurança da ordem civil? Pode-se então o homem finalmente estar seguro de sua vida e de sua propriedade? Não é esse o caminho direto para o caos, como diz o profeta: ‘A terra será devastada e saqueada!’ As leis de Deus estão estreitamente ligadas entre si, e se você quebrar uma, as outras também serão quebradas, e então tudo cairá como uma máquina que para de funcionar se você remover apenas uma engrenagem.”

Oitavo dia

“Por isso, muitas vezes no ano passado, encorajamos todos vocês, queridos fiéis, a reintroduzirem a oração do Rosário em cada uma de nossas famílias, em cada casa. Pois se antes o rosário ajudava onde mais ninguém podia ajudar, certamente nos ajudará também nestes tempos terríveis em que parece que toda ajuda humana é inútil. Portanto, unam-se ao chamado de seus pastores para a organização do ‘Rosário vivo’, sobre o qual seus capelães certamente já lhes falaram. Rezem o Rosário todos os dias em cada família à noite antes de dormir, e se não o todo, pelo menos uma parte dele. Se possível, adquiram também um folheto que foi lançado este ano sobre o Rosário, para que possam entender melhor, para que o Rosário lhes seja mais agradável e que o rezem de maneira mais piedosa e zelosa. Estejam certos de que em breve experimentarão os maravilhosos frutos do Rosário.”

Nono dia

“Se o destino da pátria é decidido nos campos de batalha, é ainda mais decidido nos lares, nas famílias! Tragam para suas famílias o verdadeiro espírito de Cristo, expulsem pelo exemplo e pela palavra a paganice de suas famílias e das famílias de seus próximos, e vocês irão beneficiar a pátria tanto quanto os combatentes nos campos de batalha!”

Reze também esta novena: Novena ao Papa João Paulo II

Posts Relacionados