Novenas, Orações

Novena em honra a Nossa Senhora das Dores

novena_novena em honra de Nossa Senhora das Dores

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Santíssima Mãe de Deus, gloriosa Rainha do céu e da terra, Maria! Eu, embora indigno e pecador, hoje te escolho como minha Mãe amorosa e Protetora, e me consagro a ti; me dedico completamente ao teu serviço eterno e ao amor santo por ti. Humildemente, peço que, apesar da minha indignidade, me aceites, para que eu possa ousar te chamar de minha Mãe com amor.

Porque, mesmo sendo indigno, que a tua vontade testamental seja agradável, segundo as doces palavras do teu Filho Crucificado, que, ao morrer no altar da Cruz, te confiou a mim com estas ternas palavras: “Eis o teu filho”. E assim, estando triste ao pé da Cruz, tornaste-te minha Mãe. Que a minha indignidade não me impeça de te invocar com amor como minha Mãe e que eu corra com plena confiança para o abrigo da tua proteção materna. A partir de agora, decido e tenho a firme intenção de te amar filialmente, te venerar devotamente e te honrar com todo o meu coração.

Por favor, mostra que és minha Mãe e permite-me perseverar como teu fiel filho. Acende-me com o fogo do verdadeiro amor por ti. Permite-me desfrutar da tua doce bondade materna. Guia-me em todas as minhas ações. Sê minha ajuda em todas as minhas necessidades. Protege-me em todos os perigos da alma e do corpo, especialmente nas minhas agonias mortais, acorrendo em auxílio com as tuas santas dores. Escuta e atende o meu pedido agora, enquanto te imploro, ó amável, fervorosa, doce Mãe Maria. Amém.

MEMÓRIA DA PRIMEIRA DOR:

Tuas Sete Dores, Santa Maria, enquanto reflito, quero sofrer contigo, desejo morrer contigo. A idosa Ana suspira e a dor derruba Simeão, a espada fere o teu coração, Maria, enquanto atravessa de um lado a outro. Virgem Dolorosa Maria, que foste atravessada por uma espada de imenso sofrimento quando Simeão predisse o sofrimento do teu Filho, intercede para que, devido aos meus pecados, meu coração seja atravessado pela dor profunda e sincera da contrição. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA SEGUNDA DOR:

Foges, Mãe, com o menino nos teus braços, um peso querido, e o esplendor tão ensolarado agora quer se ocultar na noite. Egito é o teu refúgio, esconderijo amado; o Nilo agora testemunha as tuas dores, desapareces na dor. Virgem Dolorosa Maria, que devido à crueldade do tirano Herodes, fugiste com teu amado Jesus para a terra estrangeira do Egito, reza para que eu emende seriamente minha vida e me afaste e escape de todos os pecados. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA TERCEIRA DOR:

Nas coisas do Pai, sem conhecer a vontade do Filho, durante três dias és vista, onde empalideces como um lírio. O teu chamado ressoa em caminhos estreitos: “Filho!” – com um gemido no ar. O teu coração sofre um assalto, mas não se revela. Virgem Dolorosa Maria, que com grande temor e dor procuraste teu Filho no Templo, intercede para que eu o busque com constante preocupação no meu coração, e que o encontre e mereça obter todo consolo d’Ele. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA QUARTA DOR:

Carrega o madeiro de madeira, olha Jesus, é flagelado. Mãe, aqui está o sinal contra o qual ele se oporá. A cruz pesa sobre Ele, oh, enquanto leva o chicote, toda a sua carne está cheia de sangue. E o teu coração, Mãe, agora se afunda na dor. Virgem Dolorosa Maria, que encontraste teu amado Filho carregando a pesada cruz e cruelmente açoitado, reza para que, carregando a cruz das dificuldades com alegria, siga os seus passos e finalmente obtenha a felicidade eterna por Ele. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA QUINTA DOR:

Calvário de amor e tristeza, vinha de aflição. Vê como a vinha consola, vê os cravos, a coroa de espinhos. Jesus aqui, pregado, todo o seu corpo está coberto de sangue. E o teu coração, Mãe, se afunda na dor. Virgem Dolorosa Maria, que ao ver o sofrimento do teu Filho crucificado, experimentaste o maior martírio do coração, reza para que, através de um amor inesgotável e uma dor sincera da alma, eu possa ser penetrado por Aquele que foi pregado na cruz por mim. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA SEXTA DOR:

Maria, enquanto é uma rocha, sente a dor, se parte, e o dia escurece como a noite. Choras em sussurros tristes, sentas junto ao túmulo. Gemidos de pombas, lágrimas de rolas. Virgem Dolorosa Maria, que ao testemunhar a morte do teu Filho e ser depositado no túmulo, choraste com gemidos e sussurros tristes, reza para que eu sempre me una à tua tristeza dolorosa na terra e, no final, mereça compartilhar contigo no céu. Amém. Ave Maria…

MEMÓRIA DA SÉTIMA DOR:

Ao filho enterrado, uma pedra é colocada na sepultura. Maria, de tanta dor, a vida te abandona. Murmuras com um sussurro triste na gruta. Gemidos como uma pomba, choras como uma rola. Virgem Dolorosa Maria, que diante do túmulo do teu amado Filho, sentes a agonia da morte, reza para que eu me una devotamente à tua dor e luto, e no final, obtenha a graça. Amém. Ave Maria…

Encontre a lista completa de novenas aqui: Novenas

Posts Relacionados